Mundo

Donald Trump diz que contrair covid-19 foi uma 'benção de Deus'

Presidente diz que se sente muito bem e afirma que uma vacina para o vírus deve estar disponível 'logo depois da eleição'.

Por  Estadão Conteúdo

O presidente americano, Donald Trump, depois de voltar a despachar do Salão Oval apesar de ainda não ter se curado da covid-19, disse em um vídeo gravado nos jardins da Casa Branca que foi uma "benção de Deus" ele ter contraído o coronavírus. Ele afirmou que isso o ajudará a "curar" outros americanos.

Seis dias depois de testar positivo para o coronavírus e menos de 48 horas depois de receber alta do hospital, Trump voltou à Ala Oeste, um apêndice da residência presidencial onde fica o Salão Oval e onde ao menos nove empregados da Casa Branca foram infectados.

"Olá, talvez você me reconheça, sou o seu presidente favorito", diz Trump no início do vídeo, afirmando que se sentia muito bem e que uma vacina para o vírus deve estar disponível "logo depois da eleição". O presidente também voltou a fazer acusações contra a China por sua suposta responsabilidade na pandemia. "A China pagará um grande preço pelo que fez ao nosso país e ao mundo", ameaçou, sem dar detalhes sobre eventuais retaliações.

Sem usar máscara na publicação, Trump elogiou muito os medicamentos que recebeu no hospital há alguns dias, como o Regeneron. Ele disse que planeja disponibilizar esses medicamentos para todos os americanos.

Trump afirmou que, para ele, as terapias são muito mais importantes do que a vacina, mas invocou seu papel para acelerar o processo de pesquisa e aprovação do imunizante, lembrando que há várias vacinas em etapas finais de testes.

Em sua fala, Trump disse que a vacina até poderia estar pronta antes da eleição, mas afirmou que "a política se envolve" e atrasa um pouco o processo. Ele não explicou o que causaria esse atraso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em recuperação, Trump diz estar ansioso pelo próximo debate com Biden

Bolsas da Europa fecham em alta após boletim de Donald Trump

Trump 'está se sentindo muito bem', diz médico da Casa Branca

"Estou bem", diz Donald Trump após ser internado devido a covid-19

Mais conteúdo sobre: