Fechar
GP1

Piauí

Donos de autoescolas realizam manifestação contra o Detran no Piauí

Segundo Djacira Vieira, as aulas teóricas de forma online já foram autorizadas, mas o conteúdo nunca foi disponibilizado pelo Detran. Dessa forma as autoescolas permanecem sem funcionar.

Brunno Suênio/GP1 1 / 7 Carros de autoescolas estacionados na frente do Detran Carros de autoescolas estacionados na frente do Detran
Brunno Suênio/GP1 2 / 7 Donos de autoescolas realizam manifestação na frente do Detran Donos de autoescolas realizam manifestação na frente do Detran
Brunno Suênio/GP1 3 / 7 Manifestação na frente do Detran Manifestação na frente do Detran
Brunno Suênio/GP1 4 / 7 Donos de autoescolas fazem manifestação em Teresina Donos de autoescolas fazem manifestação em Teresina
Brunno Suênio/GP1 5 / 7 Carros de autoescolas Carros de autoescolas
Brunno Suênio/GP1 6 / 7 Manifestação na frente do Detran Manifestação na frente do Detran
Brunno Suênio/GP1 7 / 7 Djacira Vieira Djacira Vieira

Donos de autoescolas realizaram na manhã dessa terça-feira (29) uma manifestação contra o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), porque a categoria está há cerca de 6 meses sem trabalhar devido a não disponibilização de conteúdo para as aulas teóricas online.

Segundo Djacira Vieira, que é proprietária de autoescola, as aulas teóricas de forma online já foram autorizadas, mas o conteúdo nunca foi disponibilizado pelo Detran. Dessa forma as autoescolas permanecem sem funcionar. Somente na semana passada o Detran iniciou a prova prática para alguns alunos que esperam desde o mês de março devido a pandemia do novo coronavírus.

“Estamos sem trabalhar há seis meses, desde abril que tem uma portaria nos autorizando a dar aula online. Também tivemos uma reunião com o governador que autorizou essas aulas, mas o Detran infelizmente não nos disponibilizou essa aula. Então estamos sem aulas teóricas. A baliza começou semana passada, para as pessoas que estavam marcadas desde março. Então de verdade, não temos como trabalhar com um serviço pela metade. Nossos alunos estão pressionando e nós estamos pressionando o Detran”, informou.

Djacira disse que o Estado do Piauí possui cerca de 130 autoescolas, sendo que 80 estão localizadas na cidade de Teresina. A categoria pede então que sejam adotadas providências para que seja disponibilizado o conteúdo para a aula teórica online ou autorização das aulas de forma presencial, mas com uma turma reduzida.

“A maioria das autoescolas, eu diria que em torno de 80%, trabalham em família. Então se você trabalha em família, todos dependem dessa renda. A gente está praticamente 6 meses sem ter renda e não temos previsão de quando podemos sair dessa crise, pois os alunos vão se matricular e quando a gente diz que não estão liberadas as aulas, eles não se matriculam, pois querem uma garantia. Como vamos prestar um serviço, que você depende do Detran e ele não liberou isso?”, questionou.

Ela explicou que além desse problema, vários Ciretrans, que são postos do Detran localizados no interior do estado, estão fechados. Dessa forma, além de não ter aula online, quem estava esperando desde março para a realização das provas práticas, vai ter que aguardar por mais tempo. Para se ter uma ideia, na cidade de Picos, existe uma autoescola que está com mais de 80 alunos aguardando para iniciar as aulas teóricas.

“O interior está bem pior. Nem todas as Ciretrans abriram. A da minha cidade de Altos, continua fechada e assim estão muitas cidades. A gente precisa da Ciretran para colher os dados dos candidatos, a digital, marcar os exames, infelizmente estão fechadas. As balizas do interior não existe previsão. A da capital dizem que vão abrir com 80 vagas, o que é pouquíssimo e o interior vai ter que esperar, porque não tem previsão. As Ciretrans que já abriram foram as de Picos, Floriano, Parnaíba, Esperantina e Bom Jesus”, explicou.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do Detran, mas até o fechamento dessa matéria, o órgão não se manifestou sobre a reclamação dos donos de autoescolas.

NOTÍCIA RELACIONADA

Wellington Dias anuncia retorno das autoescolas com aulas virtuais

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.