Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Entenda como vão funcionar as estações de ônibus em Teresina

A previsão é que as primeiras estações sejam entregues no primeiro semestre de 2017.

As novas estações de ônibus ou BRTs (Bus Rapid Transit), que estão sendo construídas em todas as zonas de Teresina, estão gerando algumas dúvidas para os teresinenses. Isso porque os 64 novos pontos estão localizados nos canteiros centrais das avenidas e as portas dos transportes coletivos se abrem para o outro lado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Estação Barão de GurgueiaEstação Barão de Gurgueia

Para esclarecer essa e outras dúvidas, o GP1 foi atrás da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). “Os ônibus são adaptados para as estações, com portas do lado esquerdo e mesmo nível que os BRTs. Esse sistema é baseado em estruturas que já existe em todo o mundo, onde o transporte adequado trafega por faixas e corredores exclusivos, sem interferência de carros, aumentando a velocidade média e diminuindo o tempo de viagem”, explicou a Diretora de Transportes Públicos, Cíntia Machado.

Sobre o risco de acidentes, Cíntia Machado reitera que as novas paradas de ônibus são seguras. “Em todas as estações, haverá um semáforo para a travessia segura de pedestres e as portas dos BRTs são automáticas”, destacou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Estação Miguel RosaEstação Miguel Rosa

De acordo com a Strans, metade da frota de ônibus da Capital será com esses novos ônibus adaptados, sendo mais de 200 veículos. A previsão é que as primeiras estações fiquem prontas no primeiro semestre de 2017. São quatro modelos de paradas, sendo todas climatizadas, com adaptação para cadeirantes e cobertura no teto. Mais de 65 milhões de reais estão sendo investidos nas obras, com recursos oriundos de um convênio do Governo Federal e da Prefeitura Municipal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.