Brasil

Enterro de Bita do Barão é acompanhado por multidão em Codó

Bita faleceu aos seus 86 anos, na tarde desta quinta-feira (18), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo em Teresina.

Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

O enterro de Bita do Barão foi acompanhado por uma multidão nas ruas da cidade de Codó por volta de 18h30min deste sábado (20) no Cemitério Central. Antes do enterro do Pai de Santo, foi realizado um ritual conhecido como “Tambor de Choro”, que contou com as presenças dos filhos de santo de Bita do Barão.

O velório aconteceu no Palácio de Iansã, que fica na Tenda Esperíta Rainha Iemanjá, localizado no bairro Filomena, no município de Codó. No local, aconteceram orações e rituais da umbanda durante todo o velório.

Bita faleceu aos seus 86 anos, na tarde desta quinta-feira (18), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo em Teresina. Ele ficou internado por 11 dias devido a uma infecção pulmonar, que se agravou para um problema renal e de pressão alta.

  • Foto: Facebook/Bita do BarãoBita do BarãoBita do Barão

História

A descoberta de Bita do Barão como médium deu-se ainda na juventude, quando, incorporando Barão de Guaré, conseguiu desvendar o roubo de uma arma na cidade, dizendo o local e quem havia roubado o objeto.

Nascido em uma família pobre do povoado de São Antônio dos Pretos, onde se dançava o Terecô nas matas, por causa da repressão policial, a trajetória de Bita do Barão na religião afro-brasileira é regada a muitos mistérios. A fama, além da dedicação aos cultos, deve-se às amizades com nomes influentes da política brasileira.

Todos os anos, no mês agosto, a cidade de Codó para durante uma semana inteira para celebrar o Festejo da Tenda Espírita em que Bita do Barão é mestre. Na ocasião, os 500 filhos e filhas de santo que o seguem dançam em louvação. Há distribuição de brinquedos a crianças e banquete à vontade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Desenganado pelos médicos, Bita do Barão vai ser levado para Codó

Bita do Barão morre aos 86 anos no Hospital São Paulo em Teresina

Mais conteúdo sobre: