Teresina - PI

Desenganado pelos médicos, Bita do Barão vai ser levado para Codó

Em coma, os médicos não deram esperanças para a sua melhora e a família aguarda liberação para que ele seja levado em uma UTI Móvel para a sua cidade natal, Codó.

Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

O maranhense Wilson Nonato de Souza, Bita do Barão, um dos pais de santo mais conhecidos do Brasil, está internado há 10 dias em estado grave no Hospital São Paulo, em Teresina. Em coma, os médicos não deram esperanças para a sua melhora e a família aguarda liberação para que ele seja levado em uma UTI Móvel para a sua cidade natal, Codó.

Por meio das redes sociais, familiares deram um recado para aqueles que possuem interesse em visitar o pai de santo, que tem 108 anos.

Boa tarde ! Esclarecendo aqui os boatos sobre a morte do Mestre Bita. Ele não faleceu, mas os médicos a pós a consulta...

Posted by Bita Bjta Do Barão Santos on Wednesday, April 17, 2019

Uma estrutura de UTI foi montada na casa de Bita. Devido a sua importância caravanas de terreiros de todo o Brasil estão se mobilizando para irem até o Palácio Iansã, onde Bita mora e se dispedir do pai de santo.

História

A descoberta de Bita do Barão como médium deu-se ainda na juventude, quando, incorporando Barão de Guaré, conseguiu desvendar o roubo de uma arma na cidade, dizendo o local e quem havia roubado o objeto.

Nascido em uma família pobre do povoado de São Antônio dos Pretos, onde se dançava o Terecô nas matas, por causa da repressão policial, a trajetória de Bita do Barão na religião afro-brasileira é regada a muitos mistérios. A fama, além da dedicação aos cultos, deve-se às amizades com nomes influentes da política brasileira.

Todos os anos, no mês agosto, a cidade de Codó para durante uma semana inteira para celebrar o Festejo da Tenda Espírita em que Bita do Barão é mestre. Na ocasião, os 500 filhos e filhas de santo que o seguem dançam em louvação. Há distribuição de brinquedos a crianças e banquete à vontade.

Mais conteúdo sobre: