Fechar
GP1

Mundo

Europeus querem fim de negociação com Mercosul após morte no Rio

Grupos políticos de esquerda fizeram diversos atos em sessões do Parlamento Europeu.

O partido de esquerda Podemos, da Espanha enviou nesta quinta-feira (15), uma carta para a Comissão Europeia exigindo a condenação do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco. As autoridades também pediram a suspensão das negociações comerciais entre a Europa o Mercosul.

Marielle Franco, de 38 anos, foi executada com quatro tiros na cabeça na noite dessa quarta-feira (14), na Rua Joaquim, Palhares, no bairro do Estácio, centro do Rio. O crime aconteceu por volta das 21h30, quando a vereadora voltava do evento político “Jovens Negras Movendo as Estruturas”. O motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado com três tiros e morreu. O assassinato da vereadora teve repercussão internacional.

  • Foto: Facebook/Marielle FrancoVereadora Marielle FrancoVereadora Marielle Franco

Outros grupos do Parlamento Europeu também solicitaram a suspensão das negociais com o Mercosul, em especial os parlamentares que formam parte da Esquerda Europeia Unida. Pedimos para a Comissão uma suspensão imediata das negociações com o Mercosul até que haja o fim da violência e intimidação contra a oposição política e defensores de direitos humanos”, declararam os partidos de esqueda.

“Sendo o Brasil um país sócio da UE e observando que a Comissão está negociando atualmente um acordo comercial com o Mercosul, (pedimos) que as negociações comerciais sejam suspensas de forma imediata e seja manifestado seu compromisso com a defesa dos direitos humanos”, aponta o documento assinado pelo deputado do Podemos no Parlamento Europeu, Miguel Urbán e enviado para a Alta Representante para Assuntos Exteriores da Europa, Federica Mogherini.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Átila Lira lamenta a morte da vereadora Marielle Franco

Corpo da vereadora Marielle Franco é enterrado no RJ

Ato em prol de Marielle Franco reúne dezenas de pessoas

Freixo lamenta morte de Marielle Franco e fala em execução

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.