Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho inaugura nova Unidade Básica de Saúde no Socopo

A solenidade faz parte da programação comemorativa pelos 167 anos da capital do Piauí.

A nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Wagner Setúbal, no bairro Socopo, zona leste de Teresina, foi inaugurada nesta segunda-feira (19) pela Prefeitura de Teresina. A solenidade faz parte da programação comemorativa pelos 167 anos da capital do Piauí. Quase quatro mil pessoas serão beneficiadas pela nova sede.

“É uma alegria muito grande entregar essa UBS durante o aniversário de Teresina por conta do momento em que vivemos no país com a grave crise econômica. Mesmo nesse momento de dificuldade estamos dando um salto qualitativo de investimentos na cidade. Esse momento do aniversário da capital também serve para olharmos para trás e verificarmos que Teresina não é apenas um sonho e trabalho de Saraiva, mas de todos que para cá vieram e adotaram a cidade com o coração. As gerações passadas e as atuais são as responsáveis por construir nossa cidade. Nós temos orgulho de Teresina e não temos problemas em olhar no espelho”, disse o prefeito Firmino Filho.

  • Foto: Divulgação/AscomFirmino Filho durante inauguração de UBS no bairro SocopoFirmino Filho durante inauguração de UBS no bairro Socopo

A obra da UBS Antônio Wagner Setúbal recebeu investimento de R$ 732.994,65 para a construção de uma área de 1.209,90 m². Foram construídos três consultórios odontológicos, dois consultórios com banheiro, dois consultórios de acolhimento, sala de inalação, sala de coleta, recepção, três banheiros para portadores de necessidades especiais, sala de marcação de consultas (SAME), sala de arquivo, sala de curativos, sala de vacina, farmácia, sala para atividades coletivas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala de observação, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado e copa.

“Para nós da família do homenageado é uma grande emoção participar da entrega desta obra, pois ela é a perpetuação do trabalho do meu pai. Um homem dedicado ao próximo. Ele jamais mediu esforços para atender seus pacientes, que o confiavam a saúde e a vida”, disse emocionada a filha de Antônio Wagner Setúbal, Adriana Setúbal.

  • Foto: Divulgação/AscomUBS do bairro SocopoUBS do bairro Socopo

A UBS prestará assistência de saúde, no âmbito da Atenção Básica, para 3.725 pessoas do bairro Socopo, Tabajaras e parte do bairro Morros, além de um trecho na proximidade da Estrada Rural José de Freitas – Teresina. A população terá à sua disposição uma equipe Estratégia Saúde da Família, formada por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, responsáveis pelo elo entre a saúde pública e a comunidade.

“Queremos que nossos usuários sejam sempre bem acolhidos, por isso a Fundação Municipal de Saúde cuida da Atenção Básica em Saúde, hospitalar e Saúde Mental. Em cada quadrante da cidade estamos presentes. E até dezembro entregaremos também a UBS Soinho. Hoje é dia de celebrarmos mais uma etapa vencida na área da saúde municipal”, afirmou Charles Silveira, presidente da FMS, que administra todas as unidades de saúde da capital.

Com a nova unidade da região do Socopo a população passa a contar com os serviços de consulta médica, consulta de enfermagem, consulta odontológica, realização de coleta de exames laboratoriais, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, consulta de pré-natal (gestante) e puericultura (do bebê), hipertensos, diabéticos, crianças, adolescentes, homens e mulheres de todas as faixas etárias.

Além disso, a unidade oferece serviços como dispensação e administração de medicamentos básicos na farmácia da própria UBS, coleta de exames de colo útero, marcação de exames e consultas especializadas, curativos, inalação, vacinas, acolhimento à demanda espontânea e agendada, planejamento familiar com entrega de preservativo e contraceptivo, atendimento e visitas domiciliares, programa Saúde na Escola e Educação em Saúde na Comunidade.

Homenageado

A UBS homenageia o médico Antônio Wagner Setubal. Médico especialista em Cirurgia Geral e em Coloproctologia que desenvolveu suas atividades em diversos hospitais e centros de saúde no Piauí, Maranhão e São Paulo. Foi diretor geral e diretor clínico do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, bem como diretor da Unidade de Saúde do Promorar e secretário municipal de Saúde de Timon, no Maranhão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.