Teresina - PI

Firmino fiscaliza supermercados durante pandemia da covid-19

O chefe do executivo municipal tem realizado visitas às empresas que estão em conformidade com o Decreto Nº 19.735, que determina a realização de testes dos colaboradores.

- atualizado

Em visita ao supermercado Assaí na manhã deste sábado (06), o prefeito Firmino Filho informou que na próxima semana a gestão municipal atuará de forma rigorosa na fiscalização das empresas que estão em funcionamento no que diz respeito à testagem dos funcionários para a Covid-19. O chefe do executivo municipal tem realizado visitas às empresas que estão em conformidade com o Decreto Nº 19.735, que determina a realização de testes dos colaboradores.

“Demos um prazo para as empresas em funcionamento, que são serviços essenciais, para que elas possam testar todos os seus trabalhadores e monitorar os sintomas relacionados às síndromes gripais. Infelizmente, algumas empresas ainda não estão cumprindo com essa determinação e iremos atuar de forma rigorosa nessa semana. Decidimos visitar o Assaí porque, até agora, dentro do ramo de supermercados, é o único que está respeitando todos os decretos e testou todos os seus trabalhadores. A empresa não apenas está colaborando com a política de testagem, mas também está preocupada com a segurança dos trabalhadores e dos seus clientes. Demonstrou compromisso com a cidade de Teresina e com a saúde da nossa população”, disse o prefeito.

  • Foto: Divulgação/AscomFirmino Filho visita supermercado durante pandemiaFirmino Filho visita supermercado durante pandemia

O Assaí conta com 320 colaboradores e os 260 que estão atuando de forma presencial foram testados, segundo o gerente da loja, Cardele Santos. Ele informou ainda que o supermercado adotou uma série de medidas de segurança para garantir a proteção de seus clientes e colaboradores.

“Hoje, quando o cliente chega em uma loja Assaí, já na entrada ele passa por uma aferição de temperatura e tem à disposição uma pia para a higienização das mãos com água e sabão. No interior da unidade, além de disponibilizar álcool em gel em diferentes pontos, a rede adesivou o chão para sinalizar a distância recomendada entre clientes nas filas dos caixas. Por meio de nossa rádio interna, divulgamos ainda outras medidas de proteção. Além disso, seguimos todas as normas e decretos municipais, pois estamos juntos com o poder público para colaborar no enfrentamento dessa crise causada pelo coronavírus”, afirmou o gerente.

O prefeito Firmino Filho visitou também, na tarde da última sexta-feira, as instalações do Hospital de Olhos Francisco Villar, no centro da cidade. Acompanhado dos dois diretores, Francisco e Raquel Vilar, o chefe do executivo municipal conferiu o trabalho que o hospital realizou para garantir segurança para os colaboradores e clientes no combate à proliferação do novo coronavírus.

Seguindo as recomendações das entidades de saúde e da Prefeitura de Teresina, o hospital adotou um protocolo de segurança rígido, envolvendo colaboradores, médicos e pacientes. O diretor do Hospital, Francisco Vilar, ressaltou que foram adotadas também mudanças nos atendimentos, que foram reduzidos e limitados, e agora são feitos com agendamento para evitar aglomerações. “Somente é permitido um acompanhante por paciente, caso seja necessário”, reforçou.

Raquel Vilar, também da diretoria do Hospital, destacou ainda o cumprimento do decreto municipal que estabeleceu a testagem de todos os colaboradores em atividade. “Todos os nossos colaboradores foram testados, com realização dos exames por setores. É uma maneira de garantirmos a segurança dos nossos colaboradores e também dos clientes, que sentem confiança de virem fazer seus atendimentos e encontrar um espaço responsável com a saúde e cumprindo todas as normas”, frisou.

O prefeito Firmino Filho parabenizou o Hospital pela iniciativa e destacou que, nesse momento, é importante garantir a segurança dos funcionários e também dos clientes. “Fizemos questão de visitar um estabelecimento de saúde porque Teresina é referência nessa área e recebe pessoas de várias cidades e estados. Fizemos os decretos com as medidas de segurança e ficamos felizes em ver que temos estabelecimentos comprometidos em fazer a sua parte. O que vimos foi a preocupação e cuidado nesse trabalho e a confiança dos pacientes em buscar um lugar preocupado em preservar a saúde”, pontuou o gestor.