Fechar
GP1

Brasil

Governador Flávio Dino anuncia reabertura de academias e restaurantes

Conforme o governador Flávio Dino, mesmo com a reabertura, os estabelecimentos estarão sempre em constante fiscalização.

O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou nesta sexta-feira (19) durante uma entrevista coletiva por meio de videoconferência, que a partir da próxima segunda-feira, 22 de junho, as academias irão retornar de forma gradual no Maranhão. Já os bares e restaurantes estão previstos para voltar a funcionar a partir do dia 29 de junho, todos obedecendo a protocolos sanitários.

Conforme o governador Flávio Dino, mesmo com a reabertura, os estabelecimentos estarão sempre em constante fiscalização. “É importante manter a vigilância. Temos que trilhar o caminho do bom senso. Nem aderir a visões catastróficas, nem considerar que o perigo já passou. A linha do Governo do Maranhão é da ponderação, do equilíbrio. Mantemos uma atitude cautelosa, viabilizando a retomada gradativa das atividades públicas e privadas porque essa é uma necessidade objetiva, observando sempre os parâmetros sanitários”, disse Flávio Dino.

O chefe do executivo maranhense ainda definiu as datas para o retorno das demais atividades.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador do Maranhão Flávio DinoGovernador do Maranhão Flávio Dino

Treinos de futebol

A retomada dos treinos dos times maranhenses de futebol ocorrerão a partir do mês de julho e a volta dos jogos no mês de agosto. Ainda segundo Dino, as demais modalidades esportivas ainda não têm uma data para o retorno.

Volta às aulas

Outro ponto destacado foi as aulas presenciais nas instituições de ensino que estão fixadas para retornarem a partir do dia 1º de agosto deste ano. “Se houver algum retrocesso, que eu espero que não ocorra e luto para que não ocorra, essa data pode ser modificada”, explicou Flávio Dino.

Os protocolos pedagógicos das escolas municipais serão definidos pelas prefeituras, enquanto nas universidades e faculdades privadas os protocolos pedagógicos serão definidos pelos colegiados superiores.

Outra medida anunciada por Flávio Dino, foi a possibilidade de oferta aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, se desejarem, fazerem o 4º ano do Ensino Médio em 2021, devido aos prejuízos estudantis causados pela pandemia do novo coronavírus.

Casos confirmados e mortes

O Maranhão registrou 1.356 casos novos de Covid-19 nas últimas 24h, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na noite desta quinta-feira (18) e chegou a 66.091 casos confirmados. O número de mortos subiu para 1.607 e de curados chegou a 41.773.

Taxa de contágio

Flávio Dino também afirmou que o Maranhão é um dos estados brasileiros que apresenta a menor taxa de contágio. Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e pesquisadores universitários está coordenando o inquérito sorológico, que tem como objetivo aferir novos indicadores decisivos para a adoção de medidas adequadas para manter baixa a taxa de contágio do coronavírus no estado.

Leitos

Com a redução da taxa de contágio, começou, em São Luís, o planejamento para a devolução dos prédios privados. “Gradativamente, estamos devolvendo os prédios privados, pois há custo do dinheiro público. Estamos retomando os serviços estaduais de cirurgias e ambulatórios.

Os leitos não irão fechar. Eles estão sendo destinados a outras especialidades e aos municípios que, neste momento, sofrem com maior incidência do coronavírus”, finalizou o governador.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba como vai funcionar a abertura das atividades econômicas no Maranhão

Flávio Dino libera funcionamento de shoppings dia 15 de junho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.