Piauí

Governador Wellington Dias é eleito presidente do Consórcio Nordeste

O chefe do Palácio de Karnak destacou que será uma grande responsabilidade e que seu trabalho será focado nos temas de gestão integrada para o desenvolvimento da região.

Davi Fernandes
Teresina
- atualizado

O governador do Piauí Wellington Dias (PT-PI) foi eleito, por unanimidade, como o novo presidente do Consórcio Nordeste nesta segunda-feira (28), em reunião, por videoconferência, com os governadores da região.

O chefe do Palácio de Karnak destacou que será uma grande responsabilidade e que seu trabalho será focado nos temas de gestão integrada para o desenvolvimento da região. Dias pontuou ainda as ações desenvolvidas pelo Rui Costa, governador da Bahia, que esteve como presidente do consórcio desde sua formação, em março de 2019.

“É uma grande responsabilidade que assumo pela confiança dos nove estados do Nordeste que, por unanimidade, escolheram o meu nome para presidir no próximo período o Consórcio do Nordeste. Vamos trabalhar a gestão, a integração do Nordeste em um projeto de desenvolvimento nas áreas da tecnologia, infraestrutura, turismo, economia, relação internacional, agricultura familiar, ou seja, toda uma política de saúde e de segurança, de educação, integrados para o bem da população e desenvolvimento do Nordeste”, disse.

Outros gestores

Segundo o governador do Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), a escolha foi acertada pelo nome de Wellington Dias, devido ele ter liderado a construção do Consórcio Nordeste. “Como o Wellington Dias liderou a construção do Consórcio Nordeste, tem a capacidade de nos conduzir nesse momento. O Rui trabalhou na consolidação do Consórcio no Brasil e no mundo e o Wellington vai seguir trabalhando pela região”, ressaltou.

  • Foto: Débora Dayllin/GP1Paulo Câmara, Governador eleito de PernambucoPaulo Câmara, Governador eleito de Pernambuco

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, elogiou o trabalho executado por Rui Costa à frente do Consórcio e destacou a amizade com o chefe do executivo piauiense. “Nosso companheiro Rui fez um excelente trabalhado nesse período desafiador. Wellington Dias é um amigo que tenho há 30 anos, com muita cumplicidade e sei da competência dele desde que era presidente do Sindicato dos Bancários. Acho que o Consórcio estará muito bem conduzido por ele, vai nos representar muito bem”, disse Dino.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Flávio DinoGovernador Flávio Dino

O agora ex-presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, reiterou que a união e integração foi fundamental para os resultados que o Consórcio já obteve até o momento. “Agradeço toda a solidariedade e apoio dos companheiros. O que construímos até aqui é fruto da nossa unidade. Conseguimos pautar um debate político justo e racional. Portanto, o saldo é positivo. O nosso índio vai para o quarto mandato com muita experiência e unidade. Esse Consórcio é uma articulação que veio para nos ajudar nos deveres como governadores”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador da Bahia Rui CostaGovernador da Bahia Rui Costa

Consórcio Nordeste

No dia 14 de março de 2019, em um Fórum de Governadores em São Luís, os chefes do Executivo dos noves estados firmaram o Consórcio Nordeste, mecanismo de gestão com o objetivo de integrar a administração regional, gerando eficácia na gestão e economia de gastos públicos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Consórcio Nordeste busca vacina em três países, diz Wellington Dias

Consórcio Nordeste vai incentivar o fortalecimento do turismo de serra

Estados do Nordeste criam consórcio para reduzir gastos