Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Governadores do Nordeste se reúnem em Teresina para discutir segurança

O encontro aconteceu no Espaço Coco Bambu, e reuniu os governadores dos nove estados nordestinos.

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Governadores dos nove estados do Nordeste reunidos Governadores dos nove estados do Nordeste reunidos
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Riedel Batista, deputado João de Deus e Fábio Abreu Riedel Batista, deputado João de Deus e Fábio Abreu
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Ricardo Coutinho, governador da Paraíba Ricardo Coutinho, governador da Paraíba
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu Secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Coronel Carlos Augusto Coronel Carlos Augusto
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Chico Lucas, presidente da OAB Piauí Chico Lucas, presidente da OAB Piauí
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Wellington Dias e Flávio Dino, governador do Maranhão Wellington Dias e Flávio Dino, governador do Maranhão

Governadores do Nordeste do Brasil se reuniram na manhã desta terça-feira (06) no Espaço Coco Bambu em Teresina, para discutir a implementação de um plano de segurança comum a todos os nove estados. Além dos gestores, participaram do encontro o secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, Chico Lucas, e mais outros representantes da segurança, de órgãos e entidades e políticos.

Wellington Dias (PT) abriu as falas dando boas vindas aos governadores em nome do Piauí, e destacou que é importante uma verdadeira integração entre os nove estados para garantir eficácia no combate à criminalidade. “Houve ações pontuais, no Rio de Janeiro, nesse ou naquele estado, e a experiência demonstra que cada vez que isso acontece o crime termina migrando para outras regiões e a região Nordeste tem sido a mais atingida, aqui houve um crescimento das facções. É importante tratarmos aqui, vale a pena ter uma posição do Nordeste, para que a partir desse eixo possamos melhorar, para que tenhamos êxito em relação a área da violência”, ressaltou.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, defende efusivamente que a União assuma responsabilidades para com a segurança pública. “Segurança sempre foi vista como um problema dos estados, isso é um crime contra a segurança, porque, uma rua em uma cidade cuja iluminação é deficiente vai atrair naturalmente a ação de pessoas que vão cometer crimes, a iluminação pública não é tarefa do estado. A desigualdade social não é apenas tarefa do estado, a questão das fronteiras, também, é tarefa da União”, declarou.

Fábio Abreu, que participou ontem de uma reunião com os secretários de Segurança do Nordeste, garantiu que os estados estão se fortalecendo em torno de uma pauta única. “Vamos implantar a Operação Força Tarefa Nordeste, que consiste na aplicação do efetivo de cada estado, e pautamos o fortalecimento das divisas dos estados”, afirmou.

O coronel Carlos Augusto avaliou a situação do Piauí, no que diz respeito a criminalidade. “A nível de Nordeste nós estamos melhor do que todos os outros estados que vão sentar à mesa conosco, com respeito a homicídios temos os melhores números do Nordeste, embora a gente sinta ainda a angústia da população porque hoje a informação é toda em tempo real e isso traz também uma questão de insegurança. O fato é que o crime existe, está acontecendo e precisa de providências”, colocou.

Chico Lucas também cobrou mais envolvimento do Governo Federal. “Concordamos que deve haver outro pacto federativo em que a União tenha mais responsabilidades. Hoje os estados e os municípios ficam com a maior parte das despesas, em contrapartida, as receitas estão todas concentradas na União, que é quem deve financiar a segurança pública. Tem que ter dinheiro da União, não empréstimos”, pontuou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.