São Raimundo Nonato - PI

Governo do Estado divulga atrações da Ópera da Serra da Capivara

Esse ano o evento traz como tema o Ato Krahô em homenagem aos índios do Brasil.

- atualizado

O Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Cultura e a Prefeitura de São Raimundo Nonato já confirmaram as atrações da segunda edição da Ópera da Serra da Capivara, que vai acontecer do dia 16 ao dia 21 de julho nas cidades de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, zona sudeste do estado. Esse ano o evento traz como tema o Ato Krahô em homenagem aos índios do Brasil.

De acordo com o diretor do evento, Felipe Guerra, durante o espetáculo o público vai viajar pela cultura indígena brasileira e pela força da natureza. “A gente pensou essa Ópera dividida em 4 atos. Ano passado foi o Ato Ancestral esse ano será o Ato Krahô. O nome Krahô é utilizado por conta das primeiras tribos que se instalaram no Sítio da Pedra Furada. O nome é em homenagem a eles, mas a plástica, a pintura, a estrutura, geometria, o artesanato, as pinturas, os ritos, os sons são dos índios do Brasil. Então, quem for assistir esse espetáculo que abre as três noites na Pedra Furada, vai ter a experiência de resgate da cultura indígena brasileira através do som, através da voz, percussão, progressão, imagens e do cenário. Vai ser uma grande viagem pela cultura dos índios, pela cultura desse Brasil pré colonização antes da influência europeia e pela mata, pela força da natureza” disse Felipe Guerra”.

  • Foto: Divulgação/AscomÓpera Serra da CapivaraÓpera Serra da Capivara

O evento direcionado a todos os públicos tem entrada gratuita até o limite da capacidade do local e vai acontecer durante 6 dias, sendo nos dias 16 e 17 a Ópera na Cidade em São Raimundo Nonato, no dia 18 a Ópera na Cidade em Coronel José Dias e nos dias 19,20 e 21 a Ópera da Serra da Capivara no anfiteatro da Pedra Furada. Serão convidadas atrações local, estadual e nacional, tendo o cantor Tony Garrido como uma das atrações do primeiro dia do evento na serra.

A idealizadora do evento, jornalista Sádia Castro, explica que além de promover a cultura e impulsionar o turismo no entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara, a Ópera visa dá oportunidade para que as pessoas possam conhecer produções artísticas e culturais que não estão na grande mídia.

“A Ópera da Serra da Capivara é um evento que traz uma viagem musical e arqueológica e está inserida na ideia que se multiplica pelo País de abrir novos espaços para produções artísticas e culturais de boa qualidade, em locais fora dos grandes circuitos produtores de cultura de massa, é esse o nosso objetivo, além de fortalecer a cultura e o turismo, fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de assistir a um grande espetáculo, se divertirem, se envolverem com os shows e principalmente com a atmosfera da mágica da Serra da Capivara tendo a oportunidade de conhecer novas produções artísticas e musicais que não estão na grande mídia”.

ATRAÇÕES
16.07.2018- Ópera na cidade (São Raimundo Nonato) – Praça do Abrigo
Show de humor – Amaury Jucá
Show do grupo: Academia da Berlinda

17.07.2018 – Ópera na Cidade (São Raimundo Nonato) - Praça do abrigo
Peça de teatro: Palha assada com Adalmir Miranda e participação de alunos(as) das
escolas públicas Municipais de São Raimundo Nonato.
Show do grupo: Validuaté

18.07.2018 – Ópera na Cidade (Coronel José Dias) – Praça São Pedro
Show de humor: Profa. Maria dos Prazer: é rindo que se aprende
Show com o cantor Roraima

1°: NOITE (19.07.18) no Anfiteatro da Pedra Furada
Ato Krahô
Cerimonial de abertura do evento
Rayssa Fayet
Tony Garrido – Noites de Orfeu

2° : NOITE (20.07.18)
Ato Krahô
Trio Amaranto
Criolina

3°: NOITE (21.07.18)
Ato Krahô

Ceumar
Moysés Marques

Devido ao local do evento ser um espaço de preservação ambiental, os ingressos
serão limitados e estarão disponíveis no site da Ópera da Serra da Capivara 2018 a
partir do dia 19/06.

A Ópera da Serra da Capivara é um evento que põem em sintonia o diálogo entre música, dança, teatro, imagem, luz e cor, no anfiteatro da Pedra Furada, coração do Parque Nacional da Serra da Capivara, Sertão do Piauí e acontece por meio da Secretaria Estadual de Cultura do Piauí e da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.