Fechar
GP1

Mundo

Governo espanhol decide assumir controle da Catalunha

Conselho de Ministros da Espanha se reuniu neste sábado (20).

O governo espanhol decidiu neste sábado (20), assumir o controle da Catalunha e destituir o presidente regional, Carles Puigdemont, e todos os seus conselheiros, em aplicação ao artigo 155 da Constituição.

Depois de seis semanas de crise secessionista aguda na Catalunha, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou a intervenção no governo regional catalão, dominado por independentistas, e a suspensão de fato de sua autonomia.

De acordo com informações do G1, o governo também anunciou que fará eleições regionais na Catalunha em um prazo de seis meses. O Conselho de Ministros da Espanha se reuniu neste sábado para definir essas medidas, que ainda precisam serem aprovadas pelo Senado.

  • Foto: Juan Carlos Hidalgo/ReutersConselho de Ministros da EspanhaConselho de Ministros da Espanha

O presidente da Catalunha anunciou que fará um pronunciamento às 21h do horário de Brasília. Enquanto isso, o Senado precisa criar uma comissão para debater as medidas, que nunca foram aplicadas anteriormente. A comissão deve se reunir no dia 23 de outubro.

Carles Pugdemont, líder da Catalunha, terá, em seguida, uma oportunidade para responder. Em sua carta enviada ao governo central, o líder catalão pede um diálogo para a opção de renunciar essa declaração de independência que, afirma ele, o parlamento regional não votou no dia 10. Puigdemont alerta, no entanto, que se a Espanha persistir em impedir o diálogo, o Parlamento poderá proceder a votação da declaração formal de independência.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.