Fechar
GP1

Luzilândia - Piauí

Homem morre com suspeita de tortura após furar barreira em Luzilândia

A PM informou que o Comando Geral determinou a abertura de inquérito policial militar através da Corregedoria e os policiais envolvidos na operação foram afastados.

Um homem identificado como Raimundo Nonato Lima da Costa morreu, nessa sexta-feira (8), com suspeita de tortura na cidade de Luzilândia, distante 240 quilômetros de Teresina. O homem foi preso pela Polícia Militar do Piauí após furar uma barreira sanitária e fugir.

A família de Raimundo afirma que ele foi torturado por militares em sua residência antes de ser preso e que algumas pessoas testemunharam as agressões.

Em resposta, a Polícia Militar do Piauí, encaminhou nota na manhã deste sábado (9), afirmando que homem não obedeceu a ordem de parada na barreira sanitária na tarde de quinta-feira (7) e teria ameaçado um policial fazendo menção de possuir uma arma branca. O indivíduo fugiu e os policiais que faziam a barreira solicitaram reforço, conseguindo encontrar o homem em seguida.

Ainda de acordo com a nota, o homem reagiu ao receber voz de prisão, mas foi contido e levado à delegacia do município. No fim da tarde o homem passou mal e foi encaminhado para o hospital e acabou morrendo.

A Polícia Militar do Piauí informou ainda que o Comando Geral determinou a abertura de inquérito policial militar através da Corregedoria e que os policiais envolvidos na operação foram afastados. Os policiais já foram apresentados no Batalhão do município de Piripiri.

O Comando Geral pediu ainda que os exames realizados no Instituto Médico Legal de Parnaíba e a perícia devem ser inseridos no inquérito.

Veja a nota na íntegra:

Nota a Imprensa

A PMPI diante dos acontecimentos da ocorrência policial acontecida na cidade de Luzilândia na tarde do dia 07/05/2020, presta as seguintes informações:
1. A ocorrência teve início a partir de uma ordem de parada, não obedecida, em uma barreira sanitária;
2. O indivíduo ainda teria ameaçado o policial militar que estava na barreira, fazendo menção de ter uma arma branca;
3. O indivíduo fugiu, ocasião em que foi solicitado reforço;
4. Com a chegada do reforço, os policiais saíram em diligências;
5. Ao ser localizado, o indivíduo teria reagido, sendo contido e levado preso a delegacia;
6. Ao chegar na delegacia o mesmo foi recolhido a cela, por ordem da autoridade judiciária;
7. No final da tarde o indivíduo passou mal, sendo encaminhado ao hospital, onde veio a falecer no período da noite;
8. Ao tomar conhecimento da ocorrência, o Comando Geral determinou abertura de Inquérito Policial Militar através da Corregedoria;
9. Determinou ainda o afastamento dos policiais militares envolvidos na ocorrência, inclusive apresentando os mesmos no Batalhão de Piripiri;
10. Determinou ainda, ao presidente do inquérito policial militar, que seja juntado a perícia e exames realizados pelo Instituto Médico Legal.
Teresina, 08 de maio de 2020.

ELZA Rodrigues Ferreira Ten Cel PM Diretora de Comunicação Social

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.