Fechar
GP1

Mundo

Independência da Catalunha vence referendo com 90% dos votos

Mais de 2,26 milhões de pessoas participaram da votação.

O presidente da Catalunha, Carlos Puigdemont, disse na noite desse domingo (01), que a Catalunha “ganhou o direito de ser um Estado”, após a realização do referendo sobre sua independência da Espanha.

"Neste dia de esperança e sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito de ter um estado independente na forma de uma república... conquistamos o direito de sermos ouvidos, respeitados e reconhecidos", afirmou.

Puigdemont prometeu levar o resultado da votação ao Parlamento para que se atue de acordo com a lei do referendo, que prevê a proclamação unilateral de independência. O “Sim” venceu o referendo deste domingo com 90,09% (2.020.144 votos), o “Não” teve 7,87% (176.565 votos), votos em branco foram 2,03% (45.586) e nulos foram 0,89% (20.129). De acordo com informações do G1, no total foram registrados 2.262.424 votos.

  • Foto: AP Photo/Santi PalaciosPessoas votam a favor da independência da CatalunhaPessoas votam a favor da independência da Catalunha

Puigdemont disse em pronunciamento que a independência da Catalunha “já não é um assunto interno. É um assunto europeu". Ele afirmou ainda que a União Europeia não pode "continuar olhando para outro lado" em relação à violação de direitos humanos constatada neste domingo com as agressões sofridas pelos catalães pela polícia espanhola. "O governo espanhol escreveu hoje uma página vergonhosa em sua relação com a Catalunha", criticou. "Hoje a Catalunha ganhou muitos referendos. Temos direito de decidir nosso futuro", acrescentou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.