Fechar
GP1

Piauí

Juiz JL Rocha lança livro de contos "Um Clarão dentro da Noite"

A obra será lançada na próxima sexta-feira (31), às 18h30, na livraria Anchieta, em Teresina.

Literatura e cinema em contos. A proposta está presente nas páginas do primeiro livro de contos do poeta e escritor JL Rocha do Nascimento. “Um Clarão dentro da Noite” será lançado na próxima sexta-feira (31), às 18h30, na livraria Anchieta, em Teresina. Com contos publicados desde meados da década de 1970, esse é o primeiro voo solo do autor, que concilia a atividade de escritor com a de juiz do Trabalho e professor universitário.

Uma das inovações da obra é a ausência de índice. Segundo o autor, o livro segue um roteiro composto de abertura, parte I, interlúdio, parte II e epílogo e demonstra a influência do cinema no trabalho do contista. "Essa estrutura proporciona uma conversa entre a literatura e a sétima arte. É como uma linha do tempo no enredo de um filme ou uma série", diz JL.

  • Foto: Divulgação/AscomJL Rocha do NascimentoJL Rocha do Nascimento

O conto que intitula a obra anuncia o que vem depois. A primeira parte é apresentada com 10 contos de temática comum, com um permanente diálogo entre eles. Depois há um intervalo, com um conto que separa as duas partes, uma espécie de "parada para trocar o rolo", como ocorria durante as sessões nas antigas salas de cinema. A partir daí, entra em cena a segunda parte do livro com mais 10 contos que dialogam entre si. Nesse trecho da obra as narrativas são mais densas e passam pela construção dos personagens.
Cruel por natureza, o conto moderno nem sempre vai direto ao ponto, mas geralmente põe o dedo na ferida. Além de ser levado texto adentro para conviver com personagens, rotas, cenários e subjetividades dilaceradas, o leitor defronta-se com uma linguagem inquietante, compatível com o que o autor quer (ou ameaça) narrar.

  • Foto: Divulgação/AscomUm Clarão dentro da NoiteUm Clarão dentro da Noite

O autor que não tem receios de penetrar em territórios difíceis, até porque sem estes não há literatura. Na maioria de seus contos, JL mergulha nos desvãos da cidade, para criar personagens psicologicamente densos, apesar do caos onde estão mergulhadas. O absurdo de alguns contos é, ao mesmo tempo, chave de leitura e instaurador de outra realidade.

Intertextualidade, fragmentação, justaposição e cortes semelhantes aos usados na linguagem cinematográfica são recursos conscientemente manejados por J. L. Rocha do Nascimento para construir este livro instigante, que pede a cumplicidade do leitor para partilhar da busca de sentido humano, que parece ser tarefa de toda literatura.

Sobre o autor

Piauiense de Oeiras, nascido em 16 de maio de 1959, J(oão) L(uiz) Rocha do Nascimento é contista e poeta, além de juiz do Trabalho e professor universitário. Começou a escrever aos 17 anos de idade, na década de 70, e tem seus primeiros contos publicados a partir de 1977, entre coletâneas e concursos nacionais. Membro do grupo Confraria Tarântula de Contistas, com o qual assina “Um dedo de prova”, “Os vencidos” e “Dei pra mal dizer” e mantém a página confrariatarantula.blogspot.com. Integra também o grupo virtual Juízespoet@s, com o qual publicou Prosa & Verso, Pássaro Liberto e Tecendo a magia.

Serviço:

Lançamento do livro “Um Clarão dentro da Noite”, de JL Rocha do Nascimento.
Data: Sexta-feira, 31 de maio, a partir das 18h30.
Endereço: Livraria Anchieta – Av. Nossa Senhora de Fátima, 1557, bairro Fátima.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.