Fechar
GP1

Polícia

Juíza decreta prisão de duas mulheres por estelionato em Brumadinho

Elas são acusadas de estelionato e buscavam receber doações financeiras da Vale.

A juíza Perla Saliba Brito, da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Brumadinho (MG), decretou a prisão preventiva de duas mulheres detidas em flagrante após se passarem por vítimas do rompimento da barragem Córrego do Feijão, em janeiro deste ano. Elas são acusadas de estelionato e buscavam receber doações financeiras da Vale.

Nos autos constam que a primeira acusada se apresentou à Estação do Conhecimento da Vale, em Brumadinho, com uma certidão de nascimento falsa e dizia ser mãe de uma criança desaparecida na área da barragem. Ela solicitou a doação de R$ 100 mil disponibilizada pela mineradora às famílias atingidas pelo rompimento.

De acordo com a juíza Perla Brito, a acusada é "contumaz na prática de crimes, em especial estelionato e furto". Por essa razão, determinou sua prisão preventiva para garantir a "ordem pública local" e evitar "insegurança social".

A magistrada destacou ser "reprovável" a tentativa da mulher em se aproveitar da tragédia, que deixou ao menos 186 mortos e outras 122 pessoas desaparecidas, segundo a Defesa Civil, para obter vantagem indevida de forma fraudulenta.

A reprovação também constou na decisão de preventiva contra a segunda acusada. Neste caso, a mulher pediu à Vale R$ 50 mil em indenizações ao dizer que residia na área rural atingida pela onda de lama. No entanto, a acusada não soube informar aos agentes o endereço da residência onde vivia nem o nome de um vizinho do bairro.

As investigações apontam que a acusada era moradora de rua e se deslocava pela região do Barreiro, em Belo Horizonte. Ao decretar a prisão preventiva, a magistrada afirmou que a liberdade da mulher "representa risco ao meio social" e por essa razão sua detenção é "imperiosa para o resguardo da ordem pública".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos na tragédia de Brumadinho sobe para 186

Vale adota medidas para conter rejeitos de barragem em Brumadinho

Sobe para 169 o número de mortos na tragédia em Brumadinho

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.