Fechar
GP1

Política

Justiça condena ex-prefeita Juraci Alves Rodrigues e seu filho Joedison Alves Rodrigues

A ação civil pública por ato de improbidade administrativa foi ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPrefeito de Landri Sales Joedison Alves Rodrigues(Imagem:Reprodução)Prefeito de Landri Sales Joedison Alves Rodrigues
O Juiz de Direito da Comarca de Marcos Parente, José Eduardo Couto de Oliveira, julgou procedente a ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí e condenou a ex-prefeita de Marcos Parente, Juraci Alves Guimarães Rodrigues e o prefeito de Landri Sales, Joedison Alves Rodrigues, a sentença é de 22 de junho de 2012 e cabe recurso ao Tribunal de Justiça do Estado.

Juraci Rodrigues foi condenada a suspensão dos direitos políticos por 04 anos e ao pagamento de multa civil equivalente a cinco vezes ao atual salário de Prefeito do Município de Marcos Parente e a perda de qualquer função pública que esteja exercendo na Administração Pública do Município de Marcos Parente. Já o prefeito de Landri Sales, Joedison Rodrigues, teve os direitos políticos suspensos por 03 anos, multa civil equivalente ao valor de 3 salários de Prefeito do município, segundo a sentença “cargo que atualmente ocupa e para o qual foi eleito se valendo do ato de improbidade praticado por sua genitora”. O Juiz condenou ainda Joedison Rodrigues a perda da função pública, no caso o cargo de Prefeito do Município de Landri Sales.

Entenda o caso

Segundo a acusação Juraci Rodrigues na condição de prefeita da cidade de Marcos Parente teria gasto verba da prefeitura para patrocinar festas no vizinho município de Landri Sales com o objetivo de alavancar a campanha eleitoral de seu filho, que era candidato a prefeito. Joedison Rodrigues terminou por ser eleito prefeito do município.

Joedison e Juraci Rodrigues, filho e mãe, também foram presos na "Operação Geleira" da Polícia Federal que foi a maior operação de combate a desvio de recursos públicos da história no Piauí. Foi deflagrada no dia 19 de janeiro de 2011 na qual foram apreendidos documentos em 12 prefeituras, empresas e escritórios de contabilidade. A ação contou com a participação da Controladoria Geral da União-CGU e Ministério Público Federal e prendeu inúmeros prefeitos, dentre eles, Joedison Rodrigues, de Landri Sales e sua mãe a ex-prefeita de Marcos Parente, Juraci Rodrigues. Segundo informações da delegacia regional de combate ao Crime Organizado, o rombo chegaria a R$ 20 milhões, dinheiro supostamente desviado do SUS e Fundeb.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.