Teresina - PI

JVC e Roberto Jefferson inauguram nova sede do PTB em Teresina

Desde que retornou ao PTB, João Vicente Claudino tem trabalhado para reorganizar a legenda, que ao longo dos últimos anos acabou perdendo filiações, tanto de deputados estaduais, como de prefeitos.

Bárbara Rodrigues
Teresina
Jonas Carvalho
Teresina
Liane Cardoso
Teresina
Andressa Martins
Teresina
- atualizado

Evento de inauguração da nova sede do PTB em Teresina

O ex-senador João Vicente Claudino, presidente estadual do PTB, inaugurou na manhã dessa sexta-feira (8) a nova sede do PTB do Piauí. O evento teve a presença do dirigente nacional da sigla, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o prefeito Firmino Filho (PSDB) e de várias autoridades políticas.

Desde que retornou ao PTB, o ex-senador João Vicente Claudino tem trabalhado para reorganizar a legenda, que ao longo dos últimos anos acabou perdendo filiações, tanto de deputados estaduais, como de prefeitos. Agora o partido tenta se fortalecer novamente para as eleições do próximo ano.

O ex-senador afirmou que a inauguração é “mais uma etapa, dentro do calendário que a gente estabeleceu para a reconstrução do partido, para que a gente pudesse não só reorganizar de forma consolidada, com reais possibilidades. Não adianta fazer partido em município como faz de conta, é importante ter lideranças comprometidas, pois agora não existe mais coligação proporcional, não só visando 2020, mas 2022, para ampliar de forma significativa os nossos parlamentares”.

Questionado sobre as várias filiações que o partido perdeu nos últimos anos, João Vicente Claudino explicou que isso é um processo natural. “Isso é normal, até 2010 o PTB foi o maior partido do Estado. O PTB do Piauí era o maior do Brasil, mas isso são coisas cíclicas que acontecem na política. É normal, quando lideranças migram, mas estamos agora nos preparando para essa visão de 2020”, destacou.

Roberto Jeffersson afirmou que a inauguração mostra um novo ciclo da legenda. “Recentemente assumiu o comando do PTB no Piauí o João Vicente Claudino e estamos em fase de crescimento, engrandecimento, de formação de grupo político, está indo muito bem o partido e eu vim para a inauguração da sede e filiação de alguns líderes”, afirmou.

Prefeitos querem fortalecimento do PTB

O prefeito Lincoln Matos, de São Miguel do Tapuio, afirmou ao GP1 que o PTB já chegou a ser uma das maiores siglas do Estado do Piauí e que ele espera que João Vicente Claudino consiga ajudar a legenda.

“Olha, o PTB sempre foi um partido de tradição no nosso estado, onde já chegamos a ter o maior número de prefeitos, mas a política não é feito só de prefeitos, pelo contrário, é feito pelos eleitores. Essa retomada do PTB para o cenário político está sendo feita pelo nosso presidente João Vicente Claudino que nos conduz muito bem para que o PTB volte a ter o espaço que precisa ter e melhore”, afirmou.

O prefeito Tomé Portela, de Aroazes, afirmou que essa inauguração tem uma “importância para o PTB muito grande, não é um renascimento, mas a continuação de um crescimento desse partido que já foi, em número de prefeitos, o maior do Piauí, e com a volta do nosso senador, a tendência é crescer bastante nos próximos anos. O evento de hoje é para mostrar a força que nosso partido com certeza vai conseguir daqui para frente”.

Dó Bacelar, prefeito de Barras, acredita que o partido vai conseguir se fortalecer. “Olha isso para o PTB será um evento histórico, é um reencontro do que a gente sempre quis, que o João Vicente assumisse essa gestão no PTB, pelo movimento que ele conseguiu fazer, então isso é uma coisa que nos petebistas estávamos aguardando. Então isso é algo que trará um bom resultado ao PTB”, disse o prefeito.

O prefeito de Cajazeiras do Piauí, Aldemar Neto, é filiado ao PT, mas afirmou que possui uma boa relação com a legenda e que acredita que ela vai conseguir se reorganizar. “Acho de grande valia esse evento, fui convidado pelo João Vicente, não sou filiado ao partido, mas tenho um laço de amizade, acho importante essa organização. O Joao Vicente parece que está querendo aglomerar e organizar o estado. Em Cajazeiras pretendemos continuar juntos [ para a eleição em 2020], com um candidato do PT a prefeito e do PTB de vice”, destacou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Roberto Jefferson vem à Teresina amanhã para inaugurar sede do PTB

Wellington Dias deve participar de evento do PTB de João Vicente

Deputado Nerinho defende triagem no PTB para novos filiados