Fechar
GP1

Política

Mais de 200 piauienses estão na lista de inelegíveis do TCU

Pelo período de 08 anos, os citados na relação não podem se candidatar a cargos públicos.

Nesta quinta-feira, 09 de junho, o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, recebeu do Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, a relação dos nomes dos gestores e ex-gestores que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos 08 anos.

Na lista constam os nomes de 206 piauienses que, a partir da publicação, não podem mais recorrer dos processos julgados, por irregularidades consideradas insanáveis, pelo TCU.  
Imagem: Estadão Gilmar Mendes(Imagem:Estadão )Gilmar Mendes
Entre os condenados em inúmeras ações, consta, Felipe Santolia, ex-prefeito de Esperantina, Auricelio Ribeiro, ex-prefeito de Anísio de Abreu, Eurimar Nunes, ex-prefeito de Canto do Buriti e João Falcão Neto, ex-prefeito de Cristino Castro. Eles estão impedidos de se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, informa o TSE.

Conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), a partir dessa lista, o Ministério Público Eleitoral, os partidos políticos, as coligações e os próprios candidatos poderão propor ação de inelegibilidade contra possíveis candidatos nas eleições deste ano.

A impugnação do registro de candidatura, neste caso, ocorre com base na Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar nº 64/1990), segundo a qual são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente.

Os nomes dos políticos piauienses você pode conferir da página 268 até a 280.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.