Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Membro de facção do Amazonas foi atraído à Teresina para ser executado

O homem que foi morto também era integrante da facção "Família do Norte", conhecida como "FDN", e era suspeito de realizar cerca de 50 homicídios.

Lucas Dias/GP1 1 / 13 Polícia Civil Polícia Civil
Lucas Dias/GP1 2 / 13 Delegado Humberto Mácola Delegado Humberto Mácola
Lucas Dias/GP1 3 / 13 Fábio Abreu Fábio Abreu
Lucas Dias/GP1 4 / 13 Revólver calibre 38 Revólver calibre 38
Lucas Dias/GP1 5 / 13 Vários cartões foram encontrados Vários cartões foram encontrados
Lucas Dias/GP1 6 / 13 Os policiais encontraram drogas e uma balança de precisão Os policiais encontraram drogas e uma balança de precisão
Lucas Dias/GP1 7 / 13 Bolo de dinheiro apreendido Bolo de dinheiro apreendido
Lucas Dias/GP1 8 / 13 Pertences dos acusados Pertences dos acusados
Lucas Dias/GP1 9 / 13 Armamento apreendido durante a operação Armamento apreendido durante a operação
Lucas Dias/GP1 10 / 13 Operação Guará prende sete pessoas e apreende várias armas e drogas em Teresina Operação Guará prende sete pessoas e apreende várias armas e drogas em Teresina
Lucas Dias/GP1 11 / 13 Drogas são apreendidas Drogas são apreendidas
Lucas Dias/GP1 12 / 13 Material apreendido pela polícia durante operação Guará Material apreendido pela polícia durante operação Guará
Lucas Dias/GP1 13 / 13 Pistola modificada Pistola modificada

O delegado Humberto Mácola, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, informou, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26), que as sete pessoas presas na Operação Guará, são integrantes da facção criminosa "Família do Norte", conhecida como "FDN", e participaram da execução de Magdiel Barreto, suspeito de realizar cerca de 50 homicídios. A morte do suspeito ocorreu em maio deste ano em Teresina. Os suspeitos foram presos nos bairros Monte Castelo, Lourival Parente e Alto Alegre.

De acordo com o delegado, o homem que foi morto fazia parte da facção criminosa que atua no estado do Amazonas e foi atraído para Teresina. Ele chegou na cidade de Teresina no dia 22 de maio, quando foi sequestrado por comparsas. “Foi uma facção criminosa do Amazonas que trouxe esse membro para cá para ser assassinado aqui. Foi feito um vídeo da execução e ele foi divulgado lá”, comentou Humberto Mácola.

O membro da facção foi colocado em um cativeiro, torturado, assassinado e o corpo foi desovado na zona rural do município de Caxias, no Maranhão. A motivação teria sido para causar desentendimento interno no grupo criminoso, onde Magdiel teria feito declarações contra o fundador da facção, identificado como João Branco, preso em um presídio federal.

A operação ocorreu nos estados do Maranhão, Ceará, Amazonas, Santa Catarina e Piauí e foi deflagrada em virtude das 56 mortes ocorridas no sistema prisional no estado do Amazonas este ano. Para o delegado-geral Luccy Keiko, as mortes podem ter envolvimento direto com o tráfico de drogas e, desse modo, tal crime deve ser constantemente combatido.

“Às vezes a disputa pelo tráfico de drogas e o desentendimento dentro do grupo criminoso [motivaram as mortes dos 56 presos]. O tráfico de drogas fomenta outros crimes e deve ser atacado por todas as instituições de forma constante e consistente. Então, a motivação é justamente isso. E hoje nós conseguimos apreender essa quantidade de Skank que é um tipo de maconha que se torna mais forte e temos aí 10kg apreendidos que estavam com o grupo criminoso. Com as prisões, nós conseguimos mais informações, algumas pessoas colaboraram e declinaram a autoria desses crimes e, com certeza, vai ter desdobramento da operação”, comentou.

Participaram da operação policiais civis da Divisão de Operações Especiais, Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Núcleo de Inteligência de Secretaria de Segurança Pública.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia deflagra 'Operação Guará' e prende sete pessoas em Teresina

Integrante de facção morto em Caxias foi sequestrado em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.