Fechar
GP1

Política

Michel Temer faz pronunciamento e diz que não renunciará ao cargo

Em seu pronunciamento, o presidente alegou que não vai renunciar e que pretende ir até o fim na sua defesa no STF.

O presidente Michel Temer (PMDB) se pronunciou às 16h desta quinta-feira (18), após delação de Joesley Batista, do grupo JBS, que gravou uma conversa entre os dois, onde o peemedebista dava aval para que fosse paga uma mesada milionária para o ex-deputado Eduardo Cunha para que ele permanecesse calado na prisão.

Em seu pronunciamento o presidente alegou que não vai renunciar e que pretende ir até o fim na sua defesa no Supremo Tribunal Federal (STF). “Não renunciarei. Sei do que fiz e sei da correção dos meus atos. Exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro”, alegou.

O presidente disse ainda que quer a mesma agilidade que tiveram em divulgar as informações do áudio nas investigações. "Essa situação de dubiedade e de dúvida não pode existir por muito tempo. Se foram rápidos nas gravações clandestinas, não podem demorar nas investigações", afirmou Temer.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoPresidente Temer diz que não renunciará ao cargoPresidente Temer diz que não renunciará ao cargo

Como alegação para sua permanência na presidência da República, Temer afirmou que não pode "jogar no lixo" todo o esforço que fez para tirar o país da situação crítica em que se encontra. "Os indicadores de queda na inflação, os números de retorno ao crescimento da economia e os dados de geração de empregos criaram a esperança de dias melhores. O otimismo retornava e as reformas avançavam no Congresso Nacional. Ontem, contudo, a revelação de conversa gravada clandestinamente trouxe de volta o fantasma de crise política de propoção ainda não dimensionada. Portanto, todo um imenso esforço de retirar o país de sua maior recessão não pode pode se tornar inútil e nós não podemos jogar no lixo da história tanto trabalho feito em prol do país".

Confira abaixo o pronunciamento do presidente Michel Temer

Quero fazer uma declaração a imprensa brasileira. E uma declaração ao país. Ressalto que só falo agora dos fatos de ontem porque tentei conhecer primeiramente o conteúdo de gravações que me citam.

Solicitei, oficialmente, ao Supremo Tribunal Federal acesso a esses documentos, mas até o presente momento não o consegui, quero deixar muito claro dizendo que o meu Governo viveu nessa semana seu melhor e seu pior momento, os indicadores de queda da inflação, os números de retorno ao crescimento da economia e os dados de geração de empregos criaram a esperança de dias melhores, o otimismo retornava e as reformas avançavam no Congresso Nacional, ontem, contudo, a revelação de conversa gravada clandestinamente trouxe de volta o fantasma de crise política de proporção ainda não dimensionada, portanto todo um imenso esforço de retirar o país de sua maior recessão pode se tornar inútil e nós não podemos jogar no lixo da história tanto trabalho feito em pro do país.

Ouvi realmente o relato de um empresário que por ter relações com ex-deputado auxiliava a família do ex-parlamentar, não solicitei que isso acontecesse e somente tive conhecimento desse fato nessa conversa pedida pelo empresário, repito e ressalto, em nenhum momento autorizei que pagassem a quem quer que seja para ficar calado, não comprei o silêncio de ninguém, por uma razão singelíssima, exata e precisamente porque não temo nenhuma delação.

Não preciso do cargo público, nem de foro especial, nada tenho a esconder, sempre honrei meu nome, na universidade, na vida pública, na vida profissional, nomes meus escritos, nos meus trabalhos e nunca autorizei, por isso mesmo, que utilizassem o meu nome indevidamente e por isso quero registrar enfaticamente, a investigação pedida pelo Supremo Tribunal Federal será território onde surgirão todas as explicações e no Supremo demonstrarei não ter nenhum envolvimento com esses fatos.

Não renunciarei, repito, não renunciarei, sei o que fiz e sei da correção dos meus atos, exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro, essa situação de dubiedade ou de dúvida não pode persistir por muito tempo, se foram rápidas nas gravações clandestinas, não podem tardar nas investigações e na solução respeitantemente a essas investigações, tanto esforço e dificuldades superadas, meu único compromisso, meus senhores e minhas senhoras, é com o Brasil e é só este compromisso que me guiará, muito obrigado e muita boa tarde a todos”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.