Fechar
GP1

Política

Ministro Tarcísio Gomes autoriza obra de duplicação da BR 316 no Piauí

“Vamos fazer os primeiros 20 km na saída sul de Teresina e o DNIT já está desenvolvendo projeto de duplicação para mais 20 km ao sul de Demerval Lobão", afirmou o ministro.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou, nesta segunda-feira (13), ordem de serviço da duplicação da BR 316, trecho Teresina a Demerval Lobão. A assinatura aconteceu durante reunião virtual com a bancada federal piauiense.

Participaram os deputados federais e senadores: Margarete Coelho, Rejane Dias, Marina Santos, Iracema Portella, Marcos Aurélio Sampaio, Átila Lira, Flávio Nogueira, Merlong Solano, Elmano Férrer, Ciro Nogueira e Marcelo Castro.

Tarcísio destacou que a duplicação é uma obra aguardada por décadas e que sempre foi muito cobrada. “É muito esperada, essa obra resgata uma dívida que nós temos com o estado do Piauí, que é, era o único estado sem acessos a capital duplicados, isso foi sempre muito demandado por todos, então é uma alegria poder dar uma ordem de serviço”, afirmou.

“Vamos fazer os primeiros 20 km na saída sul de Teresina e o DNIT já está desenvolvendo projeto de duplicação para mais 20 km ao sul de Demerval Lobão, da estaca zero até Floriano temos 75 km de crema já realizados e temos condições de avançar bastante até o final do ano”, informou o ministro.

  • Foto: ReproduçãoMinistro Tarcísio Gomes autoriza obra de duplicação da BR 316 no PiauíMinistro Tarcísio Gomes autoriza obra de duplicação da BR 316 no Piauí

O ministro ressaltou ainda que a duplicação vai beneficiar milhões de pessoas após concluída. “A obra está andando muito bem, temos a Construtora Hidros contratada para fazer a obra, mesma construtora que está trabalhando no trecho que está a cargo do estado. Ela vai beneficiar um milhão de pessoas na região metropolitana de Teresina, com vários impactos na redução de tempo de viagem, redução no número de acidentes”, declarou.

Deputados agradecem

O senador Elmano Férrer agradeceu ao ministro pelo empenho colocado nas obras que estão sendo realizadas no estado. "Agradecimento a vossa excelência, que estendesse nosso agradecimento, do povo do Piauí, especialmente de Teresina, ao nosso presidente com relação ao que está sendo feito, agradeço também a vossa excelência pela dedicação, pelo empenho, como também ao diretor geral do DNIT".

Ciro Nogueira, senador e presidente nacional do Progressistas, também fez questão de agradecer ao ministro e ao presidente Jair Bolsonaro, destacando o quanto a duplicação da BR 316 foi esperada. “Fazer um agradecimento ao senhor pela sensibilidade, conhecimento, o senhor se tornou para todos nós uma grande unanimidade, agradeça ao presidente Bolsonaro pela determinação, hoje ele ajuda todo o quadro político do nosso estado, a resgatar uma dívida que nós tínhamos com a cidade de Teresina, como o senhor bem relatou, é a única capital que ainda não contava com suas duplicações, existia uma cobrança justa da população para essa obra, foi muito tempo prometida, agora o senhor resgara uma obra tão importante para infraestrutura e desenvolvimento da nossa capital”, elogiou.

Obras que estão em andamento

Durante a reunião, Tarcísio falou ainda sobre outras obras que estão sendo feitas no estado. “A gente tem a ponte de Santa Filomena, que o cronograma está sendo antecipado em 6 meses, nossa ideia é concluir esse empreendimento em dezembro desse ano, temos a manutenção da BR 222, trecho Piripiri, Batalha que queremos concluir até dezembro”, elencou.

“Entregamos 140 km e alargamento da BR 135, entre Elizeu Martins e Bom Jesus no ano passado, e nossa ideia é fazer Bom Jesus a Gilbués, mais 30 km de alargamento”, completou o ministro.

Sobre as obras dentro de Teresina como o viaduto do Mercado do Peixe, o ministro Tarcísio Gomes falou em prazos para as conclusões. “O contorno de Teresina está andando a passos lagos, queremos concluir até o final do ano 5 km, estamos fazendo o viaduto do Mercado do Peixe, a ideia é concluírem 60, 70 dias, temos outros viadutos que vamos concluir em breve, até março a ideia é acabar o viaduto ferroviário, e temos ainda outros viadutos rodoferroviários”.

Ele anunciou ainda que vai licitar no mês de agosto obra na zona leste de Teresina. “Estamos para contratar obra da trincheira da Avenida João XXIII com Avenida Zequinha Freire, devemos licitar mês que vem”, garantiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciro diz que Tarcísio Gomes vai anunciar duplicação da BR-316 nesta segunda

Ciro Nogueira pede ao ministro Tarcísio apoio para construção de pontes

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.