Fechar
GP1

Brasil

Moraes prorroga inquérito das 'fake news' por mais 180 dias

Prazo da apuração foi esticado no fim de junho em decisão sigilosa do relator, ministro Alexandre de Moraes.

O controverso inquérito instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar ofensas, ameaças e “fake news” disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares foi prorrogado por mais 180 dias. Segundo o Estado apurou, o prazo da apuração foi esticado no fim de junho em decisão sigilosa pelo relator do inquérito, ministro Alexandre de Moraes. O prazo das investigações terminou em 18 de julho, em pleno recesso do tribunal – e agora se estenderá para meados de janeiro de 2020.

O inquérito entrou na mira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Procuradoria-Geral da República (PGR), da cúpula dos militares e de integrantes do Congresso Nacional após levar à censura de reportagem publicada na revista digital “Crusoé” e no site “O Antagonista” e à operação de busca e apreensão em endereços de pessoas que já criticaram o STF – entre elas o general da reserva Paulo Chagas, candidato ao governo do Distrito Federal pelo PRP ,que chegou a ter o computador apreendido.

A investigação foi aberta em março deste ano por determinação do próprio presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que designou Moraes para cuidar do caso. Esta é a segunda prorrogação no inquérito das fake news. A primeira, de 90 dias, foi determinada em abril por Toffoli, que ignorou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para arquivar as apurações - que estão sendo feitas sem a participação do Ministério Público.

Na época, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, acusou o Supremo de atuar como no antigo sistema penal inquisitório, quando o juiz tinha poderes para julgar, investigar e acusar ao mesmo tempo. A Constituição de 1988 separou essas atribuições. Toffoli promete enviar a conclusão das investigações para o Ministério Público.

Em conversa com jornalistas no início de julho, o presidente do Supremo disse que houve uma diminuição em 80% dos ataques desferidos contra o tribunal na esfera online, algo que ele atribui à instauração do inquérito. “Quanto for necessário, (o inquérito) vai ser mantido”, disse, na ocasião. Para Toffoli, o inquérito teve um “efeito pedagógico” e serviu para fazer uma “defesa institucional” do STF.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.