Fechar
GP1

Picos - Piauí

MP denuncia à Justiça escrivão preso dentro da Delegacia de Picos

O escrivão é acusado de tentar se apropriar de dois pneus de veículo apreendido pela Polícia Civil.

O promotor Gerson Gomes Pereira, da 4ª Promotoria de Justiça de Picos, ofereceu denúncia contra o escrivão de Polícia Civil Abelardo José de Oliveira acusado de peculato, crime tipificado no art.312, parágrafo primeiro, do Código Penal.

Segundo a denúncia, protocolada no dia 25 de setembro deste ano, “o denunciado, embora não tendo a posse dos bens, consistentes em 02 (dois) pneus de veículo apreendido e mantido sob guarda da unidade policial, os subtraiu em proveito próprio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário público”.

A ação criminosa foi descoberta quando o policial civil Luimaykell Ribeiro da Silva abordou e questionou o mecânico Braz Alves de Oliveira acerca do motivo pelo qual ele estava retirando os pneus dianteiros do VW Fox que estava apreendido. O mecânico respondeu que estava trabalhando a pedido do escrivão Abelardo Jose de Oliveira, que estava de plantão na Delegacia Regional de Picos naquele dia.

O policial comunicou o fato ao delegado plantonista Rodrigo Morais Matos e juntos foram até a borracharia e comprovaram que no local estava o veículo GM Cobalt e o mecânico afirmou que nele seriam colocados os dois pneus retirados do veículo que estava apreendido na delegacia.

O mecânico Braz Alves de Oliveira, ouvido perante a autoridade policial, relatou que “costuma fazer serviço para delegacia, e pensou que estava fazendo algum serviço dentro da legalidade, jamais pensou que fosse coisa errada”

O escrivão foi preso e o flagrante homologado pela Justiça. O juiz Adelmar de Sousa Martins, do Núcleo de Plantão de Picos, concedeu liberdade provisória a Abelardo Jose de Oliveira mediante pagamento de fiança no valor de R$ 3.294,00 (três mil duzentos e noventa e quatro reais) e o cumprimento de medidas cautelares.

O promotor pede o recebimento da denúncia, o regular processamento e a condenação do escrivão.

O processo está concluso a juíza Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, da 5ª Vara da Comarca de Picos/PI.

Outro lado

O escrivão não foi localizado pelo GP1.

NOTÍCIA RELACIONADA

Escrivão é preso em flagrante na Delegacia de Picos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.