Fechar
GP1

Política

Museu da Imagem do Som&Pinacoteca será no Centro de Teresina

O valor investido para a reforma e ampliação do antigo prédio da Câmara de Vereadores de Teresina é de R$ 5.568.873,069, sendo dois milhões de reais do Governo do Estado do Piauí.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária, realizou nesta segunda-feira (20) a assinatura de convênio entre as duas gestões para a reforma e ampliação do local que abrigará o Museu da Imagem do Som&Pinacoteca, que ficará localizado no antigo prédio da Câmara de Vereadores da cidade, localizado na esquina da rua Climatizada, no centro da Capital.

Imagem: Priscila Caldas/GP1Evento cultural no Centro de Teresina(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Evento cultural no Centro de Teresina
O local contará com estúdio de som, laboratório de cinema, ilha de edição, midiateca, videoteca, núcleo de digitalização, restauração e catalogação, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos. O espaço também será utilizado para produção e comercialização de obras de artistas locais. O valor investido para a reforma e ampliação do imóvel é de R$ 5.568.873,069, sendo que dois milhões de reais serão do Governo do Estado.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Autoridades políticas em evento cultural do Piauí(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Autoridades políticas em evento cultural do Piauí
O secretário Estadual de Cultura, Fábio Novo, destacou a obra para promoção da cultura local, em especial aos teresinenses que trafegam na área central da cidade. “Esse é um espaço que revitaliza o centro de Teresina, pois nós pegamos o antigo prédio da Câmara dos Vereadores, e ao lado será construído um prédio de 5 andares, que vai comportar o museu da imagem e do som”, afirmou ao GP1.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Secretário Estadual de Cultura, Fábio Novo(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Secretário Estadual de Cultura, Fábio Novo
“São poucos os Estados do Brasil que tem avançado nessa área e nós estamos avançando sem sombra de dúvida. Eu considero que esse é um momento muito importante, aonde demonstra a soma de esforços da Prefeitura de Teresina com o Governo do Estado. Uma obra de quase seis milhões de reais que ajudam a dar uma destinação para a área da cultura, revitalizando a rua climatizada e entregando para a população um grande museu da imagem e do som”, complementou.

Imagem: Priscila Caldas/GP1Firmino Filho e Dudu(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Firmino Filho e Dudu
Na ocasião, o prefeito Firmino Filho assinou a lei que instituiu o dia municipal da cultura negra estaiada na ponte, que será celebrado anualmente no penúltimo sábado do mês de agosto. A data deve ser celebrada com a realização de palestras, rodas de conversas, seminários, workshops, campanhas e mobilizações que difundam a conscientização e o apoio a cultura negra.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Prefeito de Teresina, Firmino Filho(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Prefeito de Teresina, Firmino Filho
O evento cultura negra estaiada na ponte, que já acontece desde 2013, tem como objetivo pedir pelo fim da intolerância aos povos das comunidades tradicionais de terreiros e entidades negras de Teresina.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Coreografia Mulher Guerreira(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Coreografia Mulher Guerreira
O secretário Municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, durante discurso ressaltou a presença dos participantes do evento e relatou como a prefeitura tem trabalhado para a inclusão dos mesmos na inserção da cultura e economia local.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Secretário Municipal de Economia Solidária, Olavo Braz(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Secretário Municipal de Economia Solidária, Olavo Braz
“Estão presentes aqui representantes dos centros de produção, lavanderias, artesanato, shopping da cidade e polo de saúde da rua São Pedro. Este é o povo com o qual nós damos não apenas a nossa palavra, nós doamos as nossas vidas. São 25 anos de lutas e agora tenho o maior prazer em ser protagonista da criação e institucionalização do museu da imagem e som do Piauí, enfim esse é um momento tão solene, que demonstra o resultado da credibilidade do nosso comportamento frente a pasta”, declarou.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Líderes do movimento Afro Magia das Três Raças(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Líderes do movimento Afro Magia das Três Raças
No evento também foi lançado a segunda edição da revista de economia solidária e criativa, que reúne as principais ações e projetos desenvolvidos pelo órgão durante os três anos de existência, destacando o papel feito pelos pequenos produtores e empreendedores de Teresina.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Lançamento da segunda edição da revista de economia solidária e criativa(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Lançamento da segunda edição da revista de economia solidária e criativa
E por fim, o prefeito Firmino Filho realizou também a entrega do termo de cessão da área da Agespisa, onde será construído o novo espaço de comercialização dos pequenos empreendedores da rua São Pedro, no Polo de Saúde da Capital.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.