Fechar
GP1

Mundo

Nuvem de poeira do Saara está a caminho dos Estados Unidos

Nas imagens capturadas por satélites, já é possível ver uma nuvem marrom que vai da África até o Caribe.

Além da nuvem de gafanhotos que está assustando as Américas, uma nuvem de poeira que vem do Saara se aproxima do continente. Especialistas nomearam o fenômeno de “nuvem de poeira Godzilla”.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, o estimado é que a nuvem avançará pelo Caribe e chegará ao norte da América do Sul, depois à América Central e aos Estados Unidos.

  • Foto: BBCNuvem de poeira vista pelo satéliteNuvem de poeira vista pelo satélite

A massa de ar extremamente seco e empoeirado é conhecida como Camada de Ar Saariana e se forma todos os anos sobre o deserto do Saara, mas neste ano tende a ser mais intensa. Ela se move pelo Atlântico Norte a cada três a cinco dias durante o fim da primavera do Hemisfério Norte até o início do outono, atingindo o pico no fim de junho até meados de agosto.

Nas imagens capturadas por satélites, já é possível ver uma nuvem marrom que vai da África até o Caribe, que já sente o efeito da poeira. O fenômeno começou a ser observado em uma área do oeste da África há uma semana e agora já percorreu mais de 5 mil km pelo mar até o Caribe.

A camada da nuvem pode ter 3km de espessura e o recomendado está sendo que as pessoas fiquem em casa e utilizem a máscara para se proteger da poeira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.