Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Osmar Terra propõe que Brasil siga exemplo do Vietnã para combater a covid-19

O médico e deputado federal Osmar Terra (MDB) publicou um vídeo em seu canal no Youtube nesta segunda-feira (04), onde falou sobre métodos que ele considera eficazes no combate ao coronavírus

O médico e deputado federal Osmar Terra (MDB) publicou um vídeo em seu canal no Youtube nesta segunda-feira (04), onde falou sobre métodos que ele considera eficazes no combate ao coronavírus (covid-19). O ex-ministro da Cidadania do Governo Bolsonaro e ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul voltou a criticar a quarentena imposta sem os devidos critérios e citou o exemplo de países como o Vietnã, onde não há óbitos registrados pela doença.

“Sempre procurando bem informar e não assustar a população, eu queria passar algumas informações sobre a epidemia do coronavírus, mas principalmente quais as formas de tratar essa epidemia que podem ser muito melhores, ter um resultado muito maior do que essa quarentena que estão impondo para a população”, iniciou Osmar Terra.

Ele explicou que simplesmente isolar todas as pessoas sem a realização prévia de testes pode contribuir para um aumento de contaminações. “Como o vírus se transmite muito mais pelas pessoas que não tem sintomas do que pelas que têm sintomas, 90% das pessoas que tem o vírus não sente nada e transmite o vírus durante 14 dias, depois, desenvolvem resistência. É muito importante que se tente localizar essas pessoas, não trancar todo mundo em casa, se pode estar trancando pessoas que são portadoras assintomáticas com quem não tem o vírus e contaminar todo mundo. É por isso que na Itália quando fecharam toda a população em casa aumentou muito o número de novos casos e principalmente os casos graves de idosos”, colocou.

Diante disso, o médico defendeu a testagem em massa, para assim separar as pessoas infectadas das que não foram atingidas pelo vírus. “Os modelos mais eficazes do mundo são os que fazem a testagem, principalmente dois países. Um é a Coréia [do Sul], que tem um resultado extraordinário, não fechou atividade nenhuma. A Coréia não parou, não quebrou”, ressaltou.

Por fim, Osmar Terra destacou o Vietnã como o exemplo mais exitoso, devido ao fato de esse país não ter registrado óbitos pelo coronavírus. “Tem um país que teve um resultado melhor que o da Coréia, que é o Vietnã. O Vietnã, desde que descobriu que tinha o vírus na China começou a tomar providências. Fecharam as fronteiras no primeiro momento, em que não sabiam que tamanho ia ter a epidemia na China e começaram a desenvolver os testes, em uma quantidade tão grande, que foi o país que mais testou no mundo. O Vietnã testou tanto e isolou tanto as pessoas que tinham capacidade de contaminar outras, que com 96 milhões de habitantes não teve um óbito. Não morreu ninguém no Vietnã”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Médico Osmar Terra diz que epidemia vai acabar no início de junho

"A pandemia não está obedecendo aos governadores", diz Osmar Terra

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.