Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PF cumpre mandados no portal Clube Sat e na sede do PSC em Teresina

A operação tem relação com o afastamento de Wilson Witzel do Governo do Rio de Janeiro.

Alef Leão/GP1 1 / 18 Sede do portal Clube Sat Sede do portal Clube Sat
Alef Leão/GP1 2 / 18 Portal Clube Sat Portal Clube Sat
Alef Leão/GP1 3 / 18 Sede do PSC Sede do PSC
Alef Leão/GP1 4 / 18 Partido Social Cristão (PSC) Partido Social Cristão (PSC)
Alef Leão/GP1 5 / 18 Marcus Nogueira, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Marcus Nogueira, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB
Lucas Dias/GP1 6 / 18 Agentes da Polícia Federal saindo do escritório de Valter Alencar Agentes da Polícia Federal saindo do escritório de Valter Alencar
Lucas Dias/GP1 7 / 18 Agente da Polícia Federal no escritório de Valter Alencar Agente da Polícia Federal no escritório de Valter Alencar
Lucas Dias/GP1 8 / 18 Agente da PF Agente da PF
Lucas Dias/GP1 9 / 18 Agente da Polícia Federal saindo do escritório de Valter Alencar Agente da Polícia Federal saindo do escritório de Valter Alencar
Alef Leão/GP1 10 / 18 Material apreendido pela Polícia Federal Material apreendido pela Polícia Federal
Alef Leão/GP1 11 / 18 Policial federal durante operação em Teresina Policial federal durante operação em Teresina
Alef Leão/GP1 12 / 18 Agente da Polícia Federal em Teresina Agente da Polícia Federal em Teresina
Lucas Dias/GP1 13 / 18 Agentes da Polícia Federal saindo da sede do PSC em Teresina Agentes da Polícia Federal saindo da sede do PSC em Teresina
Lucas Dias/GP1 14 / 18 Agentes da PF na sede do PSC em Teresina Agentes da PF na sede do PSC em Teresina
Lucas Dias/GP1 15 / 18 Material apreendido na sede do PSC em Teresina Material apreendido na sede do PSC em Teresina
Lucas Dias/GP1 16 / 18 PF cumpre mandado de busca na sede do PSC em Teresina PF cumpre mandado de busca na sede do PSC em Teresina
Lucas Dias/GP1 17 / 18 Policiais federais cumprem mandado de busca e apreensão na sede do PSC em Teresina Policiais federais cumprem mandado de busca e apreensão na sede do PSC em Teresina
Alef Leão/ GP1 18 / 18 Polícia Federal na Sede do PSC Polícia Federal na Sede do PSC

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (28), 12 mandados de busca e apreensão no portal Clube Sat, localizado na Avenida Frei Serafim, na sede do PSC, na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Ilhotas e no escritório do advogado e pré-candidato a prefeito de Teresina Valter Alencar.

A operação deflagrada nesta sexta foi denominada de "Tris in Idem" e tem relação com o afastamento de Wilson Witzel do Governo do Rio de Janeiro. Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva, dez de prisão temporária e 82 de busca e apreensão nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Piauí, além do Distrito Federal.

Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e cerca de 380 policiais federais estão participando da operação.

Desvio de recursos destinados ao combate da covid-19

A Operação "Tris in Idem" deflagrada na manhã de hoje pela Polícia Federal e pela Procuradoria Geral da República, com apoio da Receita Federal, tem o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, especialmente em contratos firmados para gestão de saúde e para o combate à pandemia da covid-19.

A operação de hoje decorre da Operação Placebo, deflagrada no mês de maio deste ano a partir de elementos colhidos em outra operação, a Operação Favorito, deflagrada pela PF, no mesmo mês, voltada para apurar atos de corrupção na prestação de serviços de implantação de leitos em hospitais de campanha e no fornecimento de ventiladores pulmonares e medicamentos.

A PF ainda informou que com o prosseguimento das investigações, novos elementos de prova foram obtidos, que fundamentaram a representação por novas medidas cautelares junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Wilson Witzel é afastado do cargo

O Superior Tribunal de Justiça decidiu afastar o governador do Rio Wilson Witzel do cargo, em razão de supostos desvios da Saúde do Estado. A corte determinou ainda a prisão do pastor Everaldo, presidente do PSC e do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Lucas Tristão, todos citados na investigação da Operação Placebo.

  • Foto: Wilton Júnior/Estadão ConteúdoWilson WitzelWilson Witzel

Além dos mandados de prisão expedidos por ordem do ministro Benedito Gonçalves, relator da Operação Placebo no STJ, a Polícia Federal faz buscas contra a primeira-dama Helena Witzel e André Ceciliano, presidente na Assembleia Legislativa do Rio.

Presidente estadual do PSC é investigado

O governador afastado Wilson Witzel e o advogado Valter Alencar estão sendo investigados no Superior Tribunal de Justiça em inquérito que apura a nomeação de funcionários fantasmas para desviar recursos públicos.

O advogado foi candidato a governador do Piauí pelo PSC em 2018 e foi assessor especial de Witzel.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Valter AlencarValter Alencar

No pedido de abertura de inquérito, a Procuradoria Geral da República aponta que os funcionários nomeados seriam parentes ou teriam algum tipo de ligação com Valter Alencar e com o PSC e teriam mantido suas atividades no Piauí, com empregos remunerados, o que reforçaria a suspeita de que seriam fantasmas.

“Os funcionários nomeados possuem claros vínculos com Valter Ferreira de Alencar Pires Rebelo, que, por seu turno, possui vínculos estreitos com Wilson Witzel. [...] Essas informações preliminares dão suporte, com larga margem de folga, a instauração de inquérito para que se possa aprofundar na apuração dos fatos, haja vista a presença de indícios consistentes de supostos crimes de peculato, a partir da nomeação de servidores fantasmas e, eventualmente, organização criminosa e lavagem de dinheiro”, citou a PGR.

O pedido foi enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, responsável pelos inquéritos de governadores.

Os crimes sob investigação tratam-se de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STJ afasta Wilson Witzel do governo do Rio e manda prender pastor Everaldo

PGR pede ao STJ para investigar Wilson Witzel e Valter Alencar

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.