Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí Conectado deve contemplar 98 municípios do estado

A parceria público-privada iniciada no ano passado, tem o município de Campo Maior como contemplado na fase inicial do serviço com 26 pontos de internet espalhados pela cidade.

Helio Alef/GP1 1 / 10 Carros para manutenção do Piauí Conectado Carros para manutenção do Piauí Conectado
Helio Alef/GP1 2 / 10 Mapeamento do Piauí Conectado Mapeamento do Piauí Conectado
Helio Alef/GP1 3 / 10 Wellington Dias visita instalações do Piauí Conectado Wellington Dias visita instalações do Piauí Conectado
Helio Alef/GP1 4 / 10 Edson Silva Edson Silva
Helio Alef/GP1 5 / 10 Equipamentos do Piauí Conectado Equipamentos do Piauí Conectado
Helio Alef/GP1 6 / 10 Osmar Júnior Osmar Júnior
Helio Alef/GP1 7 / 10 Wellington Dias visita instalações do Piauí Conectado em Teresina Wellington Dias visita instalações do Piauí Conectado em Teresina
Helio Alef/GP1 8 / 10 Wellington Dias visita sede do Piauí Conectado Wellington Dias visita sede do Piauí Conectado
Helio Alef/GP1 9 / 10 Viviane Moura, Superintendente de PPPs do Piauí Viviane Moura, Superintendente de PPPs do Piauí
Helio Alef/GP1 10 / 10 Wellington Dias e Edson Silva Wellington Dias e Edson Silva

Na manhã desta segunda-feira (27), o governador Wellington Dias (PT) visitou a sede da Piauí Conectado, em Teresina. Essa parceria público-privada mantida pelo Governo do Estado desde o ano de 2018, deve trazer ao estado 5 mil quilômetros de fibra ótica e contemplar 98 municípios. De acordo com o governador, a fase de testes já foi processada e o município de Campo Maior deve ser a primeira cidade contemplada no convênio.

O gestor categorizou a implantação do serviço como um ‘momento novo’ para o estado. Conforme narrou Dias, 26 pontos de internet serão espalhados pela cidade entre estabelecimentos públicos, escolas, praças e unidades de segurança.

“Nós vamos caminhar agora para um momento novo no Piauí Conectado. Essa conexão muda a forma de todos poderem trabalhar modernamente, coloca para todo o Piauí 64 gigabits, que está em andamento, vamos ter as condições de em cada região dessa ter algo como 30 megabits de potência. Aqui a informação é que já saímos da parte de teste. Lá [em Campo Maior] são 26 pontos em estabelecimentos públicos, escolas, unidades de segurança e também tem pontos privados como praças”, disse o governador.

98 municípios contemplados

Também presente no evento, o Secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), destacou que a parceria entre Estado e Rede Privada ‘mostra a capacidade do governo de enfrentar os desafios’. Valorizando o convênio entre os dois lados, Osmar garantiu que 98 municípios devem ser contemplados com o novo serviço de internet.

“Eu acredito que essa obra tem uma importância vital para tonar as atividades econômicas, administrativas e sociais mais eficientes no Piauí. Quando se chama de Piauí Conectado não é apenas uma frase de efeito, é de fato ter internet de qualidade em todos os municípios do Piauí. Uma obra dessas, que atinge todo o estado e se utiliza da mais alta tecnologia, é uma obra grande, importante, feita em momento de crise, que mostra a capacidade do governo de enfrentar os desafios”, destacou.

Central administrativa em Teresina

De acordo com o diretor que gere o grupo responsável pela concessão do serviço, Edson Silva, o controle do empreendimento será centralizado na Capital. Ainda de acordo com o diretor, a rede de processamento será administrada através de um centro de tratamento, tido como o mais moderno do Piauí.

“O controle é todo feito por Teresina. Aqui na sede será construído um TrataCenter, o mais moderno do estado do Piauí, onde vai concentrar todo o processamento dessa rede de 5 mil quilômetros que interliga 98 municípios. Todo o pessoal técnico, nossos engenheiros, farão os projetos e os planejamentos para que, a partir desse local, possamos controlar essa rede e atender ao que o estado nos demandar”, disse.

170 pontos na capital

Para Viviane Moura, superintendente da PPP, o serviço deve agraciar a demanda das populações do interior do estado com uma internet de maior velocidade. Além disso, Teresina deve ser contemplada com o serviço sob a implantação de 170 pontos em toda a capital.

“São 26 em Campo Maior e mais de 170 pontos em Teresina. Representam prestação de serviço com maior qualidade e maior velocidade para a população. O estado vai passar a contar com sua própria rede de internet, uma rede com maior capacidade, com maior banda, como a gente chama e vai ter condição de atender principalmente no interior as demandas da população sem que elas necessariamente precisem vir a Teresina, de forma online”, completou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.