Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia Civil prende envolvidos em roubo à Servi-San no Piauí

De acordo com o delegado Riedel, durante a operação foram presas pessoas envolvidas nas explosões nos bancos do aeroporto de Teresina e na Procuradoria do PI, além de um roubo que houve na Se

Divulgação/Polícia Civil 1 / 14 Carlos Acácio e Carlos Wellington Carlos Acácio e Carlos Wellington
Divulgação/Polícia Civil 2 / 14 Eduardo da Silva e Eduardo Gervásio Eduardo da Silva e Eduardo Gervásio
Divulgação/Polícia Civil 3 / 14 Jorge e Marcelo Jorge e Marcelo
Divulgação/Polícia Civil 4 / 14 Márcio e Paulo Márcio e Paulo
Divulgação/Polícia Civil 5 / 14 Jorge e Marcelo Jorge e Marcelo
Divulgação/Polícia Civil 6 / 14 Wallace e José Airton Wallace e José Airton
Divulgação/Polícia Civil 7 / 14 Izabela Izabela
Divulgação/Polícia Civil 8 / 14 Carlos Acácio e Claúdio Freitas Carlos Acácio e Claúdio Freitas
Divulgação/Polícia Civil 9 / 14 Clismara Clismara
Divulgação/Polícia Civil 10 / 14 Gilberto e Jarbas Gilberto e Jarbas
Divulgação/Polícia Civil 11 / 14 José Ivaldo José Ivaldo
Lucas Dias/GP1 12 / 14 Delegado Carlos César Delegado Carlos César
Lucas Dias/GP1 13 / 14 Delegado Riedel Delegado Riedel
Lucas Dias/GP1 14 / 14 Fábio Abreu Fábio Abreu

A Secretaria de Segurança Pública e a Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e da Diretoria de Inteligência da SSP/PI, desencadearam nesta última quinta-feira (30), a Operação 'Tríade Paulista', com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubo/furto a instituições financeiras. No total, 15 pessoas foram presas nos estados do Piauí, Maranhão e São Paulo.

De acordo com o delegado Riedel Batista, durante a operação foram presas pessoas envolvidas nas explosões de carros-fortes no aeroporto de Floriano e roubo ao caixa eletrônico da Procuradoria do Estado, além do roubo milionário a Servi-San. “Seis pessoas foram presas em Teresina, oito em São Paulo e uma no Maranhão”, disse o delegado. Participaram da operação cerca de 100 policiais do Greco – PI, Diretoria de Inteligência da SSP/PI,  DEIC-SP e Policiais Civis do Maranhão.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Riedel BatistaRiedel Batista

No Piauí foram presos: Carlos Acácio Freitas dos Santos (apontado como líder da quardrilha), Marcelo Rabelo Rodrigues (ex-funcionário da Servsan), José Airton Rodrigues, Eduardo da Silva Soares, conhecido como Duda. Em São Paulo foram presos: Claudio Freitas dos Santos (irmão de Acácio), Jorge Tadeu Bernardo, Márcio Dantas da Silva, Eduardo Gervásio, Wallace Marques da Silva e Carlos Wellington Marques de Jesus. 

O delegado Carlos César explicou como o crime à Servi-San foi planejado. “Nós estamos lidando com uma grande organização criminosa que roda o Brasil a fora cometendo esse tipo de crime. Esse caso foi muito planejado por eles. O primeiro indício deles em Teresina foi em maio do ano passado, então pelo menos oito meses antes estava sendo planejado. Os contatos foram feitos com ex-funcionários da Servi-San de nome Marcelo Rabelo e ele passou a apresentar esses criminosos de São Paulo a um atual funcionário da Servi-San, ao que já foi preso e a outros indivíduos de Teresina, que deram total logística a esses criminosos de São Paulo e dessa forma o crime foi cometido de uma forma muito difícil de ser apurada”, relatou.

"Tudo indica que foi alugado um caminhão baú e dentro desse caminhão foi colocado toda a quantia levada da Servi-San, que é um volume bastante grande e, os criminosos de São Paulo também sairam dentro desse caminhão baú, todos de uma forma camuflada, pra evitar abordagem em barreiras policiais. Saíram do Piauí provavelmente em direção a Fortaleza. A investigação também mostrou toda a vinda desses criminosos de São Paulo para Teresina e depois o retorno deles, eles vieram de avião. São quatro meses de investigação, nesses casos, quanto mais passa o tempo, mais fica difícil a recuperação de dinheiro, mas já está identificada uma quantia de 500 mil reias que foi apreendida em São Paulo com a namorada de um dos indivíduos agora preso, o Carlos Wellington", concluiu o delegado.

Veja detalhes da investigação na íntegra

  • Foto: Divulgação/PCPresosPresos

O secretário de Segurança Fábio Abreu afirmou que, agora, a polícia vai investigar o destino do restante do dinheiro roubado da Servi-San. “As instituições desses três estados [Piauí, Maranhão e São Paulo] trabalharam nessa ação, de forma integrada, tanto a Polícia Militar, Polícia Civil, como a Polícia Federal nos deram apoio, nesses três locais foram abertas as portas para os nossos policiais. Já que sabemos quem são os autores dos crimes e através dos respectivos CPFs iremos fazer toda uma varredura e comprovar se realmente foi comprado alguma coisa ou se ainda existe algum dinheiro em contas de deles ou de parentes e que será totalmente bloqueado em prol da empresa”, comentou.

*Com informações do repórter Carlos Gaeth

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.