Fechar
GP1

Barras - Piauí

Prefeitura de Barras confirma uso indevido de máquinas públicas

Em nota, a assessoria informou que o operador de máquina foi afastado e que foi aberto um processo administrativo interno para apuração das responsabilidades e, consequentemente, reparação do

A assessoria de comunicação da prefeitura de Barras enviou direito de resposta, na tarde desta terça-feira (27), sobre denúncia de que o secretário municipal de Obras do Município, vereador licenciado Roberto Renê Lages Veras (PP), o conhecido ‘Roberto da Cynara’, teria cobrado pelo uso de máquinas da prefeitura. A denúncia foi feita pelos moradores da localidade Trindade, Benedito e Chico Ana, que confirmaram a cobrança em vídeo gravado pelo Portal ‘A Grande Barras’.

Em nota, a prefeitura afirma que logo que tomou conhecimento da denúncia, o prefeito Carlos Monte determinou que fosse iniciada a apuração dos fatos, concluindo que foi confirmada a utilização das máquinas de forma indevida, “no entanto por única iniciativa do operador da máquina, que assumiu a culpabilidade e isentou o Secretário de Obras e o Prefeito de qualquer participação no mal feito, conforme depoimento em vídeo”.

O operador da máquina identificado como Félix foi afastado do cargo, sendo determinada criação de uma comissão para presidir um processo administrativo interno para apuração das responsabilidades e, consequentemente, reparação dos danos e ainda aperfeiçoar mecanismos de controle de uso do maquinário, a fim de que situações como esta não se repita.

A assessoria enviou ainda um vídeo em que o operador da máquina declara que fez o serviço sem o conhecimento do secretário e do prefeito. Em outro vídeo, o contratante do serviço, Benedito, também esclarece que não foi abortado pelo Secretário de Obras sobre a cobrança de valores para realização da construção dos tanques. Foi enviado ainda um áudio com a fala do secretário Roberto da Cynara negando as acusações.

Confira abaixo a nota na íntegra, o áudio e os vídeos

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A bem da verdade e em respeito aos leitores deste veículo de comunicação. A Prefeitura de Barras tem o dever de esclarecer os fatos divulgados neste importante veículo sobre a denúncia formulada pela Câmara dos Vereadores de Barras, em relação à construção de tanques para criatório de peixes em propriedade privada com o uso de máquinas da Prefeitura com captação de recursos em favor do então Secretário de Obras Roberto Veras.

O Prefeito Carlos Monte, logo que tomou conhecimento da denúncia, determinou que fosse dado início a apuração dos fatos. Sobre o qual cabe dizer:

- Foi confirmada a utilização das máquinas de forma indevida, no entanto por única iniciativa do Operador da Máquina, que assumiu a culpabilidade e isentou o Secretário de Obras e o Prefeito de qualquer participação no mal feito, conforme depoimento em video;

- No video, também, é possível apresentar o relato do contratante que admite que em momento algum foi abortado pelo Secretário de Obras sobre a cobrança de valores para realização da construção dos tanques;

- Com os fatos postos, o Prefeito Carlos Monte, determinou o imediato afastamento das funções do Operador da Máquina. Determinou ainda a criação de uma comissão para presidir um processo administrativo interno para apuração das responsabilidades e consequentemente reparação dos danos e ainda aperfeiçoar mecanismos de controle de uso do maquinário afim de que não se repita situações como esta;

- O Prefeito entende que embora o objeto da denúncia tenha procedência, houveram excessos em video apresentado e divulgado, onde apresenta claros sinais de cortes e edição que acusam sem provas o Secretário de Obras e apresenta a tentativa de induzir o denunciante a envolver o Prefeito.

Dessa forma, também foi determinado que a Assessoria Jurídica ingresse com os procedimentos legais e ações cabíveis necessárias para o caso e que irá também adotar procedimentos legais para defender a sua honra pessoal.

A Prefeitura de Barras reafirma o seu respeito a liberdade de expressão e reafirma seu compromisso veemente com a moralidade, a transparência e o zelo com a coisa pública.

Prefeitura Municipal de Barras – 27 de fevereiro de 2018.

Ouça o áudio

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.