Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino volta a dizer que Teresina é penalizada por centralização da Saúde

O encontro é realizado no auditório da Fundação Municipal de Saúde, no bairro Primavera, região norte de Teresina.

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Firmino Filho discursa durante evento sobre atenção básica em Teresina Firmino Filho discursa durante evento sobre atenção básica em Teresina
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Chales da Silveira no Encontro Municipal de Fortalecimento da Atenção Básica Chales da Silveira no Encontro Municipal de Fortalecimento da Atenção Básica
Lucas Dias/GP1 3 / 11 Edson Melo, Rodrigo Martins e Joninha Edson Melo, Rodrigo Martins e Joninha
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Rodrigo Martins Rodrigo Martins
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Rodrigo Martins e Joninha Rodrigo Martins e Joninha
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Otávio D Ávila Otávio D Ávila
Lucas Dias/GP1 7 / 11 Prefeito Firmino Filho Prefeito Firmino Filho
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Luís Júnior Luís Júnior
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Firmino Filho Firmino Filho
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Prefeitura de Teresina realiza Encontro Municipal para Fortalecimento da Atenção Básica Prefeitura de Teresina realiza Encontro Municipal para Fortalecimento da Atenção Básica
José Maria Barros/GP1 11 / 11 Encontro Municipal para Fortalecimento da Atenção Básica Encontro Municipal para Fortalecimento da Atenção Básica

Na manhã desta quinta-feira (29) o prefeito Firmino Filho (PSDB) esteve presente no auditório da Fundação Municipal de Saúde para a realização do Encontro Municipal para o Fortalecimento da Atenção Básica, no bairro Primavera, zona norte. Durante o encontro, o prefeito voltou a afirmar que Teresina é "penalizada" devido a centralização da Saúde na Capital.

Conforme o levantamento realizado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Teresina possui cobertura de 100% de atenção básica, organizada em 04 regiões de saúde a fim de facilitar o processo de gestão e organização das equipes.

Para o presidente da FMS, Charles da Silveira, o desempenho positivo da atual gestão ocorre em virtude ao trabalho progressivo iniciado ainda na última década.

“Desde o ano de 1990 nós começamos a estratégia da família com três equipes e hoje nós temos 265 equipes de saúde da família. Nós cobrimos 100% do território de Teresina e nós hoje estamos trabalhando uma requalificação desse programa. Nós estamos trazendo aqui representantes do Ministério da Saúde para que a gente possa verificar a possibilidade da prefeitura aderir ao programa que foi criado para estender as 60 horas ininterruptas da nossa Unidade Básica de Saúde”, explicou.

Unidades de Saúde no turno da noite

Segundo o prefeito de Teresina, as Unidades de Saúde em funcionamento na Capital podem operar em período noturno. A prestação de serviço no terceiro horário do dia visa suprir a demanda delegada aos hospitais dos grandes bairros da cidade.

“A gente entende que as unidades básicas serem abertas no período noturno tem que ser aquelas que estão mais distantes dos hospitais. Nós temos 11 hospitais e três UPAs, então é importante que as unidades abertas sejam aquelas onde por perto não tem hospital. Estamos negociando com o Ministério da Saúde que lógica vamos adotar, se adotamos esta lógica local e ao mesmo tempo garantindo que o financiamento federal possa existir também”, concluiu.

Centralização da Saúde

De acordo com Firmino, a população da Capital é ‘penalizada’ com a superlotação do sistema por pacientes advindos de municípios do Estado.

“Então está faltando dinheiro na Educação, no asfalto e por outro lado a população de Teresina é penalizada porque quando vai se beneficiar do serviço de Saúde porque tem gente que vem de outros municípios, não só na Urgência, na UPA, nos hospitais de bairro, na consulta especializada, nos exames, na cirurgia. Temos um estrangulamento muito grande e por isso precisamos ter uma repactuação da assistência de saúde no estado”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho diz que crise no Piauí não pode afetar a Saúde

Firmino diz que 'Teresina continua carregando saúde nas costas'

"Gastamos mais em saúde que o Governo do Estado", diz Firmino Filho

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.