Fechar
GP1

Piauí

Promotor investiga denúncia contra médium João de Deus no Piauí

"Nós vamos praticar os próximos passos que são acolher a vítima e colher o seu depoimento para, depois, ser remetido ao Ministério Público de Goiás”, explicou o promotor Sinobilino Pinheiro.

O Ministério Público do Estado do Piauí, através do coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais do Piauí, promotor Sinobilino Pinheiro, está apurando a denúncia de uma vítima contra o médium João de Deus, preso no último domingo (16), acusado de mais de 400 estupros durante atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, na cidade de Abadiânia, em Goiás.

De acordo com o promotor, a denúncia se deu através de um canal de comunicação do Ministério Público de Goiás, que criou uma Força Tarefa para apurar os casos que vêm surgindo diariamente, desde que o assunto veio à tona em todo o país.

  • Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão ConteúdoMédium João de DeusMédium João de Deus

“Está confirmada uma denúncia de uma possível vítima residente aqui, no estado do Piauí, que teria enviado um e-mail para o canal de denúncia nacional, disponibilizado pelo Ministério Público de Goiás. Nós já entramos em contato com eles, já conseguimos toda a documentação e, agora, nós vamos praticar os próximos passos que são acolher a vítima e colher o seu depoimento para, depois, ser remetido ao Ministério Público de Goiás”, explicou o promotor.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Promotor Sinobilino PinheiroPromotor Sinobilino Pinheiro

Apoio à vítima

O promotor Sinobilino Pinheiro destacou que o depoimento da vítima será tomado pelo Nupevid, no entanto, ele ponderou que por questão de segurança a pessoa que realizou a denúncia receberá apoio do Ministério Público e mais informações sobre o caso serão mantidas em discrição.

“A abordagem será feita pelo Nupevid, que é o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar Ministério Público do Piauí, e a sua equipe estará disponível para, caso seja necessário, a vítima se valer do acompanhamento psicológico para o ato, que é a colheita do depoimento, e se necessário ser feito um acompanhamento constante, de psicologia ou de assistência social, o Ministério Público pode requisitar esse serviço às unidades de saúde do Piauí. Nós não vamos dar nenhuma informação sobre o mérito para que a vítima se sinta ao máximo acolhida, para preservar a sua honra, sua imagem”, pontuou.

Até o momento, apenas uma denúncia foi confirmada no estado do Piauí.

Investigação no Piauí

O médium João de Deus se entregou à polícia por volta de 16h30 da tarde do último domingo (16), nas proximidades do município de Abadiânia – GO. A prisão foi determinada pela Justiça no dia 14 de dezembro, a pedido do Ministério Público e da Polícia Civil de Goiás. O médium está sendo acusado de praticar três crimes: estupro, violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável.

O Ministério Público do Estado do Piauí divulgou nota, na última terça-feira (11), informando que está participando da força-tarefa nacional que tem o objetivo de investigar João de Deus. A força-tarefa está buscando criar mecanismos que facilitem as denúncias de vítimas agilizem a apuração dos casos ocorridos, como também assegurar o sigilo da denunciante.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

João de Deus nega acusações de abuso sexual durante depoimento

Defesa de João de Deus apresenta habeas corpus para revogar prisão

MP recebeu mais de 400 denúncias contra João de Deus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.