Fechar
GP1

Sumaré - São Paulo

Raquel Dodge cria força-tarefa para apurar tragédia em Brumadinho

A expectativa é que o grupo discuta a operacionalização de medidas prometidas ao governo mineiro para atender as famílias atingidas.

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, usou o Twitter para informar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai trabalhar para ajudar as vítimas do desastre. "O INSS vai se estruturar para atender as vítimas do desastre de Brumadinho atendendo a determinação do presidente já na terça-feira", escreveu o secretário especial sem detalhar as ações.

Neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro visitou a região do município mineiro que foi atingida pela lama de resíduos decorrente de rompimento da barragem. Em conversa com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Bolsonaro prometeu ajuda do governo federal ao Estado para minimizar os danos e socorrer as famílias.

  • Foto: Fernando Moreno/Futura Press/Estadão ConteúdoEstragos provocados pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em BrumadinhoEstragos provocados pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho

O comitê de crise do Planalto criado para tratar da tragédia se reúne no início da noite deste sábado (26). A expectativa é que o grupo discuta a operacionalização de medidas prometidas ao governo mineiro para atender as famílias atingidas, como liberação de recursos do FGTS e do Bolsa Família.

O governo já reconheceu formalmente o estado de calamidade pública do município, o que facilita o repasse e mobilização de recursos para dar continuidade e celeridade aos trabalhos de resgate na região.

Além do prejuízo ambiental, ainda não dimensionado, o acidente em Brumadinho registra até a publicação desta matéria 34 mortos. Segundo o Corpo de Bombeiros, 81 pessoas estão desabrigadas e 23 hospitalizadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Shopping Rio Poty arrecada doações para vítimas em Brumadinho

Tragédia em Brumadinho: Sobe para 34 o número de pessoas mortas

Ibama multa a Vale em R$ 250 milhões por tragédia em Brumadinho

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.