Fechar
GP1

Política

Renan Calheiros diz que Lula não foi convidado para ministério

O presidente do Senado afirmou que Lula teria negado ter recebido convite de Dilma para assumir ministério.

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou que durante o café da manhã com o ex-presidente Lula, ele negou que tenha sido convidado para assumir um ministério no governo Dilma. A reunião aconteceu na casa do presidente do Senado e teve a presença de senadores do PT e PMDB.
Imagem: Agência SenadoRenan Calheiros diz que Lula não foi convidado para ministério(Imagem:Agência Senado)Renan Calheiros diz que Lula não foi convidado para ministério

Os aliados de Lula defenderam o ex-presidente e sugeriram que ele assumisse um Ministério para ganhar novamente foro privilegiado, que faria que as investigações da Operação Lava Jato fossem transferidas de Curitiba para Brasília. O assunto foi discutido pela presidente Dilma e Lula na noite desta terça (8).

A jornalista Cristiana Lôbo afirmou em sua coluna no G1 que o petista ainda resiste à proposta de se tornar ministro, pois ficaria muito claro a vontade de buscar prerrogativa de foro para passar da jurisdição do juiz Sérgio Moro.

Ainda segundo a jornalista, o Planalto já cogitou a possibilidade do ex-presidente assumir o Ministério das Relações Exteriores, mas, agora, a alternativa seria a Secretaria de Governo. Se a hipótese for aceita, Ricardo Berzoini, atual ministro, passaria a ser o secretário-executivo de Lula na pasta.

“O Lula fez questão de dizer que não teve convite [para Lula assumir algum ministério], que ele não cogita [ser ministro], que para ajudar o Brasil ele não precisa ter cargo de ministro, mas que ele quer ajudar, quer vir a Brasília, quer conversar com o Congresso. E eu achei muito bom”, contou Renan.

Ao deixar o café da manhã, o senador Hélio José (PMB-DF) disse que senadores sugeriram que Lula assumisse uma pasta na Esplanada dos Ministérios.

“Isso foi sugerido. O senador Requião (PMDB-PR) e outras senadoras também sugeriram essa possibilidade de Lula vir a ser ministro da "Economia". Mas o ex-presidente não disse que aceitaria, ele está ouvindo, vai conversar com lideranças políticas, mas não falaram se a presidente Dilma chegou a oferecer um ministério a Lula”, contou Hélio José.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.