Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Rio Poti ameaça invadir Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina

Uma equipe da SDU Sul esteve no local. Segundo o superintendente executivo Paulo Roberto, o monitoramento do nível da água do rio está sendo realizado diariamente.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 9 Nível da água do rio Parnaíba está subindo Nível da água do rio Parnaíba está subindo
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 9 Rio Poti em Teresina Rio Poti em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 9 Moradores temem alagamento Moradores temem alagamento
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 9 Rio Poti está subindo Rio Poti está subindo
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 9 Vista debaixo da ponte Wall Ferraz Vista debaixo da ponte Wall Ferraz
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 9 Rio Poti Rio Poti
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 9 Moradoras temem rio transbordar Moradoras temem rio transbordar
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 9 Rio poti pode transbordar e atingir prolongamento da Marechal Castelo Branco Rio poti pode transbordar e atingir prolongamento da Marechal Castelo Branco
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 9 Teresina Piauí Teresina Piauí

Com as fortes chuvas que têm caído nos últimos dias nos estados do Ceará e Piauí o nível do Rio Poti vem subindo rapidamente em várias cidades. Em Teresina, o rio já alcançou a cota de inundação chegando a 10m. O GP1 foi até o prolongamento da Avenida Marechal Castelo Branco, zona sul de Teresina, no final da tarde desta sexta-feira (05), e constatou que nesse trecho as águas já estão avançando e o rio pode transbordar nas próximas horas na região da Ponte Wall Ferraz. O rio também deve invadir a Avenida Cajuína.

Uma equipe da SDU Sul esteve no local fazendo uma avaliação. Segundo o superintendente executivo Paulo Roberto, o monitoramento do nível da água do rio está sendo realizado diariamente. “A gente está monitorando o rio em vários locais, a prefeitura está observando a tendência de subida de água, então a gente está de prontidão. Estamos averiguando esse ponto, que é um dos pontos críticos. A tendência é a água subir, mas temos que aguardar para saber como vai se comportar”, declarou.

Alerta

No início desta noite, a Prefeitura de Teresina informou que as águas do Rio Poti alcançaram o nível de transbordamento (a cota de inundação) e recomendou que a região das avenidas Raul Lopes e Cajuína sejam evitadas, sobretudo por motoristas, pois a água deve se expandir rumos às pistas. As águas podem afetar ainda áreas próximas ao Shopping Riverside e a um prédio comercial na Raul Lopes.

Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) o rio deve atingir 10,81 metros às 2h30min de sábado (06).

A prefeitura afirmou também que segue monitorando áreas de risco de alagamentos e que tem um plano para remoção de famílias em regiões com risco iminente de inundações, como a Vila Pantanal.

Vila Projeto Mandacaru

Na Vila Projeto Mandacaru, que fica localizada na zona leste de Teresina, próximo ao Rio Poti, os moradores temem que as águas invadam as casas. Muitas famílias já se organizaram para deixar suas residências.

De acordo com Ceiça Moura, que mora há 30 anos na localidade, a população já está preocupada devido ao risco de alagamento da área e por isso muitos moradores já arrumaram suas coisas com o medo de que o pior aconteça.

Parque Ambiental Encontro dos Rios

O GP1 esteve essa semana no Parque Ambiental Encontro dos Rios, zona norte de Teresina, onde o Rio Poti transbordou em alguns pontos e chegou a invadir um quiosque.

  • Foto: Helio Alef/GP1Lúcia Matos Lúcia Matos

“Infelizmente a água chegou e a gente está retirando as coisas de dentro do quiosque para não ter prejuízo. Um dia ou dois sem trabalhar, a gente já perde muita coisa”, disse Lúcia, comerciante do ponto alagado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Poti atinge cota de inundação e prefeitura alerta população

Moradores do Vila Projeto Mandacaru temem alagamento em Teresina

Wellington Dias visita Parque Rodoviário e promete assistência

Vídeos mostram estragos após tragédia no Parque Rodoviário em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.