Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Segundo caso suspeito de coronavírus é descartado em Teresina

Ambos os casos investigados eram de jovens que haviam chegado de viagem da Itália.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina descartou o segundo caso suspeito de coronavírus nesta segunda-feira (02). No último sábado, 29 de fevereiro, a primeira suspeita foi descartada. Ambos os casos investigados eram de jovens que haviam chegado de viagem da Itália.

No dia 27 de fevereiro um jovem de 24 anos, que havia viajado recentemente para vários países, passando pelo aeroporto da França, apresentou sintomas compatíveis com a doença, que são similares ao de uma gripe comum.

Já o segundo caso, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou ao GP1 que era semelhante ao primeiro: uma jovem de 25 anos, que viajou recentemente para Itália e procurou atendimento no Hospital Natan Portela no dia 28 de fevereiro.

Ambos os casos foram notificados e encaminhados ao Comitê de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde. Os dois pacientes passaram por exames e ficaram de quarentena.

Coronavírus

O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que causa infecções respiratórias e que se alastrou na China e se espalha por vários países da Europa. Nessas situações, a equipe de saúde notifica a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, observando o quadro clínico e o roteiro de viagem do paciente nos últimos 14 dias. É feita coleta de exames e isolamento da pessoa com suspeita de infecção.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, explica que ainda não há vacina ou medicamento específico para combater o Coronavírus, mas há medidas de suporte que devem ser implementadas. “No atendimento, deve-se levar em consideração, por exemplo, os demais diagnósticos diferenciais pertinentes e o adequado manejo clínico. Antes de considerar caso suspeito, é preciso que a equipe de saúde descarte primeiro doenças respiratórias comuns”, esclarece.

Orientações de prevenção do Coronavírus

O GP1 conversou com a gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, que pontuou as principais orientações acerca dos cuidados que se deve ter em relação ao novo coronavírus, que fez vítimas em vários países no mundo e já possui um caso confirmado no Brasil. Em Teresina, a FMS monitora um paciente que apresentou sintomas análogos aos constatados nos casos de coronavírus.

Amparo Salmito começou a entrevista relatando como diferenciar os sintomas do coronavírus de outras doenças mais comuns, embora muitas vezes os sinais sejam bastante próximos aos casos de gripe.

“Os sintomas do coronavírus são: febre, mal-estar, coriza, tosse seca e um pouco de dor de garganta, esses são alguns dos sinais mais chamativos. Se a doença progredir por acontecer tosse e dificuldade respiratória. Normalmente, a grande maioria dos casos são leves, não são casos que vão precisar de internação, pelo menos é como a epidemia está se comportando agora. Ela pode ser uma doença mais grave nas pessoas que têm outras doenças associadas ou pessoas com mais de 60 anos, como também crianças pequenas podem ter uma forma mais grave”, descreveu.

O que é importante nesse momento

“Como a epidemia está chegando ao país, então os primeiros casos são importantes para dar o diagnóstico, pois se a gente puder evitar o contato quem está portando o vírus nós vamos ter menos casos. Se há essas manifestações e a pessoa tem viagem para áreas de riscos (Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Itália e China) a Organização Mundial de Saúde pede para que não viaje, exceto se for uma coisa muito importante ou uma situação que não possa ser adiada para evitar a transmissão, que ocorre através da tosse ou espirro, pois essa secreção contém vírus”, frisou.

Casos suspeitos no Brasil

O número de casos suspeitos pelo novo coronavírus no Brasil aumentou de 252 para 433, e a maioria deles se concentra em São Paulo. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 2. O País segue com dois casos confirmados, de um homem de 61 anos e outro de 32, os dois de São Paulo.

Das notificações suspeitas, 162 foram descartadas. A maioria dos casos suspeitos está em São Paulo, com 163, em seguida vem Rio Grande do Sul, com 73, e em terceiro, Minas Gerais, com 48. O Piauí, não consta na lista, pois o Ministério da Saúde ainda não foi notificado dos casos em avaliação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem 433 casos suspeitos de coronavírus

FMS descarta caso suspeito de coronavírus em Teresina

FMS dá orientações sobre como se prevenir contra o coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.