Fechar
GP1

Política

Senador Elmano Férrer acredita que Chesf de Teresina será mantida

O parlamentar se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na terça-feira (26), e pediu que fosse reavaliada a transferência.

O senador Elmano Férrer (Podemos) conversou com o GP1, nesta quinta-feira (28), sobre a possível transferência do centro operacional da Chesf de Teresina para o Ceará. O parlamentar se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na terça-feira (26), e pediu que fosse reavaliada a transferência.

A expectativa do senador é que a transferência seja reavaliada. “Nós já falamos inclusive com a diretoria da Chesf em Recife. Já há entendimentos nesse sentido [desistir da transferência] e creio que avançamos muito e que eles vão voltar atrás”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Elmano FérrerElmano Férrer

“Está havendo uma compreensão não só do ministro Bento Albuquerque como também da própria diretoria. Vamos ter um almoço com o ministro da Secretaria de Governo, o general Santos Cruz, que é dessas questões federativas”, declarou Elmano.

Elmano ainda defendeu que Teresina possui condições para manter o centro. “Realmente temos todas as condições técnicas de permanecer com esse centro operacional em Teresina. Está crescendo muito a energia gerada, tanto a solar quanto a eólica, estão avançando muito. Temos a subestação que é uma das maiores do Nordeste lá em São João do Piauí e a tendência é fortalecermos mais em decorrência da instalação de grandes parques fotovoltaicos e eólicos naquela região. Então não há porque transferir para Fortaleza”, argumentou.

Entenda o caso

Desde o início do ano passado há a informação de que as atividades do Centro Regional de Operação de Sistema Oeste (CROO) da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Teresina, serão encerradas e transferidas para o CROO da cidade de Fortaleza.

A decisão sobre o fechamento foi aprovada pelo colegiado da empresa, e levou em consideração dificuldades financeiras e a tendência do mercado em reduzir os centros de operação do sistema, no entanto, essa decisão poderá ser revista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.