Fechar
GP1

Piauí

Senador Elmano Férrer visita o semiárido piauiense

“Nós temos que buscar saídas duradouras e permanentes porque é inadmissível, nos tempos de hoje, as cidades do Piauí que atravessam por esse problema terem o carro-pipa como solução", disse e

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) está visitando as cidades do semiárido piauiense. De acordo com ele, os problemas da seca persistem, mas as soluções são paliativas e não resolvem o problema da população.

“Nós temos que buscar saídas duradouras e permanentes porque é inadmissível, nos tempos de hoje, as cidades do Piauí que atravessam por esse problema terem o carro-pipa como solução. Isso é um programa emergencial que não resolve a questão de forma definitiva”, disse o senador.

  • Foto: Divulgação/AscomElmano FérrerElmano Férrer

Elmano afirmou que vai somar esforços nas áreas federal, estadual e municipal em busca de soluções. “Essa foi uma viagem de natureza técnica, para que eu possa formar uma visão da região do semiárido do Piauí e também ter a oportunidade de discutir essa questão no parlamento. Por exemplo, há mais de 60 anos, eu conheci a barragem Cajazeiras, em Pio IX, e nunca tinha visto na situação em que ela se encontra agora. Hoje a barragem está com a capacidade zerada”, lamentou.

Para a localidade, Elmano levantou a possibilidade de implantar uma adutora na região do Gurguéia, para captar água dos lençóis freáticos e trazer até o município de Pio IX. O senador explicou que a Adutora dos Sertões oferecerá água suficiente para 300 anos.

“Estamos há um ano e meio trabalhando na ideia, que foi sugerida pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), e já estamos com o processo licitatório em andamento para o estudo de viabilidade, porque só podemos trabalhar com execuções e custos quando sair o resultado desse estudo. Se tudo correr bem, queremos que seja um projeto de Estado e não de Governo, porque o nosso interesse é que a obra seja realizada pelos dois batalhões de engenharia de produção que tem no Piauí, nas cidades de Picos e Teresina”, declarou.

No entanto, as ações emergenciais ainda devem ser realizadas. Na região de Pio IX, serão realizados o desmatamento da bacia hidráulica, onde se armazena a água; e os reparos no maciço da barragem Cajazeiras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.