Fechar
GP1

Piauí

Sesapi alerta para os cuidados com a covid-19 no dia das eleições

Conforme a Sesapi, o uso de máscara ao sair de casa para o local de votação deve ser obedecido, bem como permanecer com ela durante todo o período em que o eleitor estiver na seção.

A Secretaria de Estado da Saúde dá orientações de controle e prevenção da covid-19 no dia das eleições no Piauí, seguindo as recomendações da Justiça Eleitoral. As medidas prioritárias adotadas desde o inicio da pandemia devem ser reforçadas no próximo domingo, dia 15.

O uso de máscara ao sair de casa para o local de votação deve ser obedecido, bem como permanecer com ela durante todo o período em que o eleitor estiver na seção. Os eleitores também devem evitar aglomerações, principalmente em ambientes fechados.

As orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE) são para que os eleitores obedeçam às marcações de distanciamento feitas pela Justiça Eleitoral nas filas dos locais de votação. E evitem contato físico como abraços, apertos de mão e beijos para não correr riscos de disseminação do vírus porque ainda estamos numa pandemia. O COE também recomenda que o eleitor observe a recomendação do Tribunal Regional Eleitoral de levar a própria caneta para a seção eleitoral e o álcool em gel para higienizar as mãos antes e depois de usar a urna.

Os membros do Comitê também lembram das regras de conduta divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano em que os eleitores com sintomas ou quadro confirmado de Covid-19 não devem comparecer à votação. Quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com o vírus nos 14 dias antes não deve participar das eleições e justificar o voto.

No dia das eleições, a Sesapi vai seguir o Plano de Segurança Sanitária, que foi elaborado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (T.R.E/PI). “Buscamos nos alinhar com o Tribunal Regional Eleitoral e a Procuradoria Regional Eleitoral para que o cidadão e a cidadã possam contribuir com o futuro da sua cidade tranquilo. Estamos atentos para garantir a segurança de todos. Por meio do COE, estamos orientando para a obediência às normas higiênico-sanitárias”, diz Florentino.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Veja como consultar o seu local de votação nas eleições 2020

Saiba que acontece se não votar e nem justificar nas eleições

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.