Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi destaca grupos prioritários que devem ser vacinados no 1º semestre

Idosos com mais de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde são os grupos prioritários que serão os primeiros imunizados, a depender da liberação da vacina.

O Governo do Estado do Piauí anunciou nesta terça-feira (24) que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está elaborando um plano de logística para vacinação contra covid-19. Idosos com mais de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde são os grupos prioritários que serão os primeiros imunizados, a depender da liberação da vacina. A expectativa é que ela deve ser distribuída ainda no primeiro semestre de 2021.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, enfatizou que a estratégia de imunização vai demandar um grande esforço de toda a secretaria. “Esse processo de imunização vai demandar uma grande estrutura da Sesapi, por isso estamos nos planejando com antecedência para que possamos realizar com êxito todo o processo da imunização Covid-19. Esse é um planejamento que requer muito cuidado e demandará um esforço ainda maior de todos os setores da secretaria”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Florentino Neto, Secretário de SaúdeFlorentino Neto, Secretário de Saúde

O planejamento da Sesapi já vem sendo estudado há mais de 40 dias pelos setores da Atenção Básica, Alta Complexidade em Saúde, Vigilância Sanitária e Comunicação, em parceria com o Ministério da Saúde.

Segundo o plano, que ainda está em elaboração, os grupos prioritários na primeira fase de vacinação, seriam os idosos acima de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. A Sesapi junto com os municípios fará um trabalho de busca a este público.

A Sesapi junto com os municípios deverá realizar um trabalho de busca aos grupos prioritários que serão imunizados nessa primeira fase, como explica a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

“No primeiro momento infelizmente não teremos vacina para toda população do estado. Dessa forma as pessoas serão estratificadas em grupos prioritários, e esse trabalho a Sesapi fará em consonância com os municípios, para que tenhamos celeridade no cumprimento desta missão. A expectativa do Ministério da Saúde é que no primeiro semestre de 2021 se vacine os grupos prioritários, que corresponde a mais ou menos 50% da população, e no segundo semestre os demais”, declarou.

Ainda segundo a diretora da Sesapi, entre as estratégias que estão sendo montadas está a preparação da rede de distribuição de imunobiológicos e a operacionalização das salas de vacinas nos municípios. Até o momento não há vacinas disponíveis contra a covid-19, no entanto, no Brasil, receberam autorização para experimentos de larga escala as vacinas desenvolvidas pelos laboratórios AstraZeneca/Oxford, Sinovac, Janssen e Pfizer/Biontech/Fosun Pharma.

“Temos uma perspectiva, por enquanto, de três tipos de vacinas a serem disponibilizadas a esses grupos. Duas delas, teremos que administrá-la em duas doses, que é algo diferenciado e precisará de uma logística especial em dois momentos. Por isso estamos iniciando esta preparação para que no momento em que as vacinas sejam liberadas, nossa rede esteja toda estruturada para suprir a demanda”, explicou Cristiane Moura Fé.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Covid-19: Fiocruz quer vacinar 65 milhões de pessoas no 1º semestre de 2021

Covid-19: fabricante diz que vacina russa Sputnik V tem eficácia de 91,4%

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.