Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sílvio Mendes e Silas discutem problemas de pacientes renais

Silas Freire afirmou ter pedido o encontro devido à importância de se tratar o assunto, mas que o secretário de Saúde afirmou que as clínicas não irão parar de atender os pacientes renais.

O deputado federal Silas Freire (PR) se encontrou na manhã desta sexta-feira (17) com o secretário de Saúde, Sílvio Mendes (PSDB) na Fundação Municipal de Saúde (FMS) para tratar sobre a preocupação da Associação dos Pacientes Renais Crônicos relacionada à falta de pagamentos por parte da prefeitura para as clínicas que prestam serviços de diálise em Teresina.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Autoridades participaram da reuniãoAutoridades participaram da reunião

Silas Freire afirmou ter pedido o encontro devido à importância de se tratar o assunto, mas que o secretário de Saúde afirmou que as clínicas não irão parar de atender os pacientes renais e que os problemas relacionados aos atrasos nos pagamentos já foram solucionados.

“Os pacientes renais são pacientes de risco todo o tempo e eu sei disso porque tenho um paciente renal dentro da minha família. Então estavam assustados quanto a uma possível paralisação nas clínicas por conta de um atraso no pagamento. O doutor Sílvio já explicou tudo. Foi uma mudança burocrática de unificação de secretarias, mas que isso acabou, que não tem esse risco, que os pacientes renais vão continuar recebendo esse atendimento. Ele até desburocratizou outras áreas. Foi um encontro muito feliz e com a acessibilidade dele com ao pacientes renais. Você que é paciente renal ou tem um paciente renal em casa, sabe o quanto eles ficam sensíveis e o quanto precisam da gente driblar essa burocracia para ter um atendimento melhor”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Silas FreireSilas Freire

O secretário Sílvio Mendes esclareceu que foi instalada uma nova central de regulação do sistema de saúde para combater os atravessadores da marcação de consultas. A nova central acontece em parceria com o Governo do Estado. “Nós tínhamos uma central que fizemos anos atrás e ela foi burlada. Foi fraudada, tanto em Teresina, como no interior. Temos notícias de pessoas que não podem ter acesso, tendo acesso. Então essa nova central já está em atividade nesse mês em Teresina, para marcação de consulta especializada e de exames de alto custo, como ressonância, tomografia e tal. Porque muita gente está entrando, marcando e atrapalhando quem precisa”, afirmou ao GP1.

Ele explicou como a nova central irá funcionar. “Toda a rede de computadores, seja de Teresina ou de qualquer hospital dos 223 municípios, só vão ter acesso a central com o cadastro do IP, como se faz no sistema bancário. Então outro computador não vai ser permitido agendar consulta, nem exame. Então vamos ter essa garantia. O Estado, nos municípios vão começar agora em março, conforme foi combinado com o Francisco, e Teresina já começou. Já estamos operando com as duas centrais”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sílvio MendesSílvio Mendes

Outro ponto importante é que os pacientes de riscos terão prioridades. “Outra novidade é a nova Central de Internação Hospitalar. O Estado do Piauí terá agora apenas uma Central, onde o da Sesapi entra na nossa central para trazer a demanda do interior. Vamos ter fila única que vai evitar atravessador. A fila não é mais nem do médico e nem do hospital. É da Central de Regulamentação. Vamos saber exatamente de tudo, no momento que as coisas estiverem acontecendo. A regra é uma triagem de risco. As pessoas que precisarem com mais urgência, com mais risco, pelo próprio problema que elas enfrentam, claro que terão prioridade. Essa Central será feita pela Sesapi com a Fundação Municipal de Saúde, para que todos os cidadãos tenham os mesmo direitos”, finalizou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sílvio Mendes e Silas FreireSílvio Mendes e Silas Freire
  • Foto: Lucas Dias/GP1Stanley FreireStanley Freire

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.