Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sintepi faz ato público contra demissões de trabalhadores na Cepisa

O sindicato afirmou que ajuizou nova ação que está tramitando na 1ª Vara do Trabalho, em Teresina, no sentido de reintegrar os seis empregados que foram demitidos.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Piauí (SINTEPI) realizou na manhã desta sexta-feira (26), um ato público contra a demissão de empregados, descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho e pelas denúncias de assédio moral realizadas por alguns trabalhadores do órgão. O ato aconteceu em frente a sede da empresa localizada na Avenida Maranhão, região sul de Teresina.

De acordo com o Sintepi, na manifestação desta manhã, houveram vários questionamentos em relação à postura da direção da empresa, principalmente das contradições entre o discurso e a prática e as consequências que estas ações vêm causando aos funcionários. “Para nós do SINTEPI, não causa estranheza esta postura, pois temos informações de como vem sendo a gestão da Equatorial Energia no Pará e no Maranhão, estados onde têm acontecido pressão e demissões em massa, de forma vulgarizada, como se os trabalhadores fossem descartáveis”, relatou o sindicato.

  • Foto: Divulgação/AscomAto Público em frente a Cepisa Ato Público em frente a Cepisa

O sindicato afirmou que ajuizou nova ação que está tramitando na 1ª Vara do Trabalho, em Teresina, no sentido de reintegrar os seis empregados que foram demitidos, de forma irregular e, ao mesmo tempo, proibir novas demissões.

A juíza titular da 1ª Vara do Trabalho, Thania Maria Bastos Lima Ferro, intimou ainda nesta sexta a direção da Equatorial Energia para se manifestar quanto aos atos alegados e deu prazo de um dia para que eles se manifestem. Este prazo encerrará na próxima segunda-feira (29), após isso, o processo voltará concluso para a juíza conceder o pedido de tutela de urgência.

Buriti dos Lopes

Durante o ato desta manhã, o Sintepi tratou também do fechamento do escritório da Cepisa no município de Buriti dos Lopes, próximo a cidade de Parnaíba, e informou que o Ministério Público do Piauí já está sendo acionado e documentos formais serão encaminhados para a Assembleia Legislativa do Piauí, para os presidentes do Congresso Nacional e da Câmara Federal, denunciando tais práticas abusivas. O Sintepi vai solicitar uma audiência com o governador do Estado, Wellington Dias, parlamentares da Câmara e do Senado Federal, além de solicitar o apoio da OAB Piauí, para tratarem do caso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.