Fechar
GP1

Veranópolis - Rio Grande do Sul

Sobe para 21 número de mortos após temporal na Baixada Santista

Corpo de Bombeiros segue buscas por 28 desaparecidos após temporal na madrugada de terça; Guarujá foi a cidade mais atingida.

Subiu para 21 o número de mortos das chuvas fortes que atingiram a Baixada Santista. Os bombeiros trabalham nas buscas por 28 desaparecidos em Santos, São Vicente e no Guarujá. O balanço foi divulgado no começo da tarde pela Defesa Civil.

A cidade mais atingida foi o Guarujá, que concentra o maior número de mortes, são 17. Outras 21 pessoas estão desaparecidas. Em Santos, há três mortos e cinco desaparecidos. São Vicente registrou uma morte e tem dois desaparecidos. Ao todo, quase 200 pessoas estão desabrigadas: 155 no Guarujá, 6 em São Vicente e 37 em Santos.

Os municípios afetados já receberam 15,6 toneladas de materiais de ajuda humanitária, incluindo colchões, cobertores, cestas básicas, água sanitária e água potável. O estoque ficará armazenado no depósito do Fundo Social de Santos e será distribuído mediante solicitação das defesas civis locais.

O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Junior, permanece na região e em reuniões com o Gabinete de Crise. A previsão para esta quarta-feira, 4, é de chuva moderada a fraca em pontos isolados da Baixada Santista, podendo haver pancadas com momentos mais persistentes. Como o solo já está encharcado pelo volume de água dos dias anteriores, o risco de novos transtornos e deslizamentos continua elevado.

Os corpos de 15 vítimas já foram liberados pelo IML para as famílias. Entre essas vítimas, há três crianças e um bebê. As vítimas são:

Aliffer Adailton Granero da Silva (6 anos)

Allana Granero de Oliveira (3 anos)

Arthur Rafael de Lima (10 meses)

Edvaldo José Deolindo (43 anos)

Elane Emanuela de Souza Rodrigues (42 anos)

Elisandra de Souza Santana Cândido (28 anos)

Esther Gabrielly Sousa da Silva (11 anos)

Gilmar dos Santos Reis (37 anos)

Jhenifer Maria de Souza Nunes (25 anos)

Karina Aparecida Pereira da Silva (26 anos)

Kátia de Oliveira Paulo (37 anos)

Laudemir Cilas Tiburcio (60 anos)

Rogerio de Moraes Santos (43 anos)

Samuel Alves dos Santos (32 anos)

Tathiana Lopes de Lima Gomes (25 anos)

Apenas no verão deste ano, o total de mortes por chuvas no Sudeste – São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo – já chegou a pelo menos 143 – 70% a mais do que no verão passado, quando houve 82 vítimas. Dados da Defesa Civil compilados pelo Estado também apontam que a região já conta com mais de 87 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Em nota, o governo do Estado de São Paulo informou que publicou no Diário Oficial a homologação dos decretos municipais de situação de anormalidade do Guarujá (estado de calamidade pública), Santos e São Vicente (situação de emergência). Agora, eles seguem para a Defesa Civil Nacional para o devido reconhecimento federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 19 número de mortos após temporal em São Paulo

Chuva forte deixa ao menos 15 mortos e 33 desaparecidos em SP

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.