Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Soldado é expulso da PM acusado de matar motorista de ônibus em Teresina

A portaria foi assinada no dia 24 de julho e publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (12).

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, expulsou o soldado aposentado Leandro Reis Alves de Oliveira, acusado de envolvimento na morte do motorista de ônibus Manoel Messias Ramos Ferreira em setembro de 2014. A expulsão do PM foi publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (12).

Conforme as acusações, Leandro está envolvido na morte de Manoel juntamente com o ex-soldado da PM, Francisco José Wellington da Silva Sousa, expulso da corporação em setembro de 2015.

  • Foto: Alef Leão/GP1 Coronel Lindomar CastilhoCoronel Lindomar Castilho

Embora a comissão processante tenha votado pela permanência de Leandro nos quadros da PM, o comandante da corporação resolveu concordar com o parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que concluiu pela procedência das acusações, apontando as provas nos autos e recomendando a exclusão do policial por ter cometido transgressões de naturezas graves.

A decisão é do dia 24 de julho deste ano, mas só foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (12).

Relembre o caso

O então soldado da reserva remunerada da Polícia Militar do Piauí, identificado como Leandro Reis Alves de Oliveira, foi apontado pela Delegacia de Homicídios com um dos autores da morte de Manoel Messias Ramos Pereira, 38 anos, assassinado em 21 de setembro do ano de 2014.

A vítima, que trabalhava como motorista, era integrante de uma quadrilha responsável por realizar assaltos em Teresina e tinha como membros, além do soldado Leandro Reis, outro policial militar identificado como Francisco José Wellington da Silva Sousa.

As investigações concluíram que Manoel Messias Ramos Pereira foi executado, pois estava extorquindo os demais membros da quadrilha, mas acabou sendo assassinado a tiros.

Expulsões

Em razão do envolvimento no crime, primeiro Francisco José Wellington Silva Sousa foi expulso dos quadros da Polícia Militar do Piauí, um ano depois, em setembro de 2015.

As investigações da Delegacia de Homicídios à época concluíram que José Wellington, então chefe da Guarda de Armas da Colônia Agrícola de Teresina, alugava armas para que os bandidos realizassem diversos roubos em lojas de Teresina. Em um dos crimes, os bandidos teriam conseguido levar R$ 3 milhões da Granja União, no bairro Piçarra, ocorrido em outubro do ano de 2013.

Seis anos depois, foi a vez de Leandro Reis Alves de Oliveira. Apesar de o conselho de justificação não ter acordado pela expulsão, o parecer da PGE, ratificado pelo comandante da Polícia Militar do Piauí, concluiu pela saída definitiva de Leandro Reis Alves de Oliveira dos quadros da corporação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marcada audiência de policial acusado de matar motorista em Teresina

Polícia Militar expulsa soldado José Wellington

Policial Francisco José Wellington é preso em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.