Fechar
GP1

Piauí

Tartarugas são encontradas mortas em três praias do Piauí

Os casos aconteceram nas últimas 48 horas e somente laudos de necropsia poderão atestar as causas das mortes.

O Instituto Tartarugas do Delta registrou a morte de quatro tartarugas-verde nas praias dos municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia e Parnaíba. De acordo com a bióloga e vice-presidente do instituto, Verlane Magalhães, os casos aconteceram nas últimas 48 horas e somente laudos de necropsia poderão atestar as causas das mortes.

“A gente encontrou quatro animais, nenhum em contato com o óleo. Nem todos os animais dá pra fazer a necropsia. Aqueles que não dá pra fazer, a gente faz uma análise externa. Com isso, eu só posso dizer que ele teve contato com óleo se ele apresentar resquícios do líquido na boca ou nas narinas dele. Mas não é o caso. Não encontramos nenhum animal com essas características”, explicou a bióloga.

Conforme Verlane Magalhães, o Piauí registra média anual de 200 mortes de animais marítimos encontrados nas praias do estado. A bióloga relembrou que o óleo encontrado nas praias tornou-se um fator a mais na elevação desse índices.

“Todos os anos eu encontro muitos animais mortos na praia, só que por conta do óleo as pessoas estão percebendo isso agora. Todos os anos eu tenho uma média de 200 animais mortos. Os dois principais fatores são a pesca predatória e o lixo na praia. Em 2019, é vazamento de óleo. E a gente teme que esses indicadores aumentem. Mas até agora a gente não tem como comprovar a relação desses últimos direcionados ao óleo”, concluiu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Praia de Atalaia é interditada após aparecimento de manchas de óleo

Santuário de tartarugas no Espírito Santo é atingido por óleo

Chega a 409 número de localidades afetadas por óleo no Nordeste

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.