Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresinenses participam da missa pelos 164 anos do município

A celebração contou com a presença do governador Wellington Dias e outras autoridades que prestigiaram a celebração pelos 164 anos da Capital..

Lucas Dias/GP1 1 / 14 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 2 / 14 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 3 / 14 Vereadora Cida Santiago Vereadora Cida Santiago
Lucas Dias/GP1 4 / 14 Teresinha Medeiros Teresinha Medeiros
Lucas Dias/GP1 5 / 14 Secretário Franzé Secretário Franzé
Lucas Dias/GP1 6 / 14 Missa em celebração ao aniversário de Tresina Missa em celebração ao aniversário de Tresina
Lucas Dias/GP1 7 / 14 Roney Lustosa Roney Lustosa
Lucas Dias/GP1 8 / 14 Luiz Lobão e Roney Lustosa Luiz Lobão e Roney Lustosa
Lucas Dias/GP1 9 / 14 Igreja Nossa Senhora do Amparo Igreja Nossa Senhora do Amparo
Lucas Dias/GP1 10 / 14 Governador Wellington Dias participa de celebração Governador Wellington Dias participa de celebração
Lucas Dias/GP1 11 / 14 Governador participa de celebração Governador participa de celebração
Lucas Dias/GP1 12 / 14 Fiel em seu momento de religiosidade Fiel em seu momento de religiosidade
Lucas Dias/GP1 13 / 14 Deputado Federal Silas Freire Deputado Federal Silas Freire
Lucas Dias/GP1 14 / 14 Antônio Linhares,maestro da banda 16 de agosto Antônio Linhares,maestro da banda 16 de agosto

Teresina é conhecida como “cidade verde”, lembrada pelo calor e pelas altas temperaturas; única capital do Nordeste que não é banhada pelo mar, mas em contrapartida é abençoada pelos rios Poty e Parnaíba. Além de tantas outras características naturais, é também conhecida como “Cidade Generosa – a tez morena. Um povo honrado, alegre, acolhedor. A vida no teu seio é mais amena, na doce calidez do teu amor”, como assim descreveu dois grandes apaixonados pelo povo teresinense, Cineas Santos e Erisvaldo Borges. Texto rico, real e poético, transformado em música e que produziu e concedeu publicidade a história antiga, real e ao que tudo indica, também futura de Teresina.

Neste feriado de terça-feira, 16 de agosto de 2016, Teresina iniciou as comemorações com uma missa realizada na Igreja Nossa Senhora do Amparo, localizada no coração da cidade e prestigiada tanto por políticos, como populares, dos mais novos, aos mais velhos. Lembranças e planos para o futuro da Capital do Piauí, como assim relatou ao GP1 o senhor Afonso Ligorio Pires de Carvalho, de 71 anos de idade.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Afonso LigorioAfonso Ligorio

“Nasci em Barras e moro em Teresina desde criança. Teresina cresceu muito. Quando eu era criança, havia só um ‘centrozinho’ aqui e eu vivia nesse meio. Hoje em dia a diferença é muito grande. Hoje para você andar e conhecer bem Teresina, tem que passar o dia todo (sorri). Teresina evoluiu muito”, discorreu.

“Eu estudei no Colégio Estadual Zacarias de Gois [popularmente conhecido como Liceu Piauiense], trabalhei no Banco do Brasil e moro aqui no Centro da cidade. Minha vida é muito boa em Teresina. Me batizei e fiz minha primeira comunhão nessa igreja [Nossa Senhora do Amparo]. Então essa cidade para mim é maravilhosa”, revive o idoso.

Representantes do povo

O atual prefeito de Teresina, que busca a reeleição, Firmino Filho (PSDB) não esteve presente na solenidade religiosa. A falta foi justificada devido à preparação para o primeiro debate com os outros candidatos, que deve acontecer ainda na tarde de hoje (16). Segundo o deputado estadual Firmino Paulo, também peessedebista, a presença do gestor é certa nas demais solenidades que devem acontecer no decorrer do dia, como o corte do bolo no Poty Velho e a entrega outorga da Medalha Conselheiro José Antônio Saraiva, no Theatro 4 de Setembro.

Mesmo com compromissos agendados em Brasília, desde a semana passada, o governador Wellington Dias (PT) esteve na missa solene, e participou conduzindo a 2ª leitura do ato religioso. O chefe do executivo estadual leu a “Palavra do Senhor”, escrita no livro bíblico de 1 Coríntios, Capítulo 15, Versículos 54 à 57.

Ao fim da missa, Wellington Dias concedeu entrevista aos jornalistas presentes na solenidade. O governador elencou lembranças e projetos para a Capital do Piauí, como também reconheceu um dos atuais e grandes problemas da cidade – a insegurança. “Teresina me acolheu e deu grandes oportunidades para muita gente da minha geração”, iniciou o chefe do executivo estadual.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

“Primeiro, agradecimento. Agradecimento a Deus, por isso que a gente participa, dessa celebração, nesse dia 16 de agosto, e claro que devo reconhecer que Teresina é uma cidade que tem que ser cada vez mais preparada em acolher e em dar qualidade de vida à população. Para quem veio morar em Teresina, como eu, nos anos 70, a gente olhando para trás, vê que tivemos muitas melhoras. Do outro lado, precisamos cuidar fortemente dessa área da segurança, que é algo que sempre tem que ser cuidado”, continuou o governador.

“Devemos integrar os esforços do setor privado com o setor público, integrar o município com o Estado, com o governo federal. Eu acho que é isso que tem dado bons resultados para Teresina. Então nessa data só quero dar os parabéns a todos os homens e mulheres ou que nasceram em Teresina ou que vieram de outro lugar para viver em Teresina. Devemos cuidar bem da nossa cidade para conceder boa qualidade de vida. Não há quem não goste de Teresina. Acho que quem vive em Teresina, ou quem nasceu aqui, ou quem veio de fora, ama Teresina. Vamos ter que cuidar para ser cada vez uma cidade com melhor qualidade”, reconheceu Wellington Dias.

O vice-prefeito e candidato a vereador, Roney Lustosa, também se manifestou quanto ao aniversário de 164 anos da Capital do Piauí. “Eu amo Teresina e desejo que o seu povo sempre cresça naqueles seus objetivos maiores, que é criar os nosso filhos e dar oportunidades para eles”, pontuou.

Firmino Paulo (PSDB) também contou a relação que tem quanto à história e admiração pela cidade. “Hoje estamos no aniversário de  164 anos. A cidade de Teresina foi uma cidade acolhedora, amparada e bem cuidada pelos nossos ancestrais. Hoje estamos aqui apresentando essa belíssima cidade que nós vivemos e eu tenho certeza que nós estamos cuidando bem dela e proporcionando melhorias para a cidade, para que as futuras gerações possam desfrutar dessa belíssima e acolhedora cidade, que é Teresina”, disse o deputado estadual.

O deputado federal Silas Freire (PR) afirmou está preocupado não apenas com a estrutura física de Teresina, como também com os teresinenses. “Eu ‘tô’ preocupado com o morador e o teresinense. Eu vejo que ‘a gente está muito preocupado em fazer obra de cimento e a gente está se despreocupando com quem vai passar por cima dessas obras, ou seja, em ‘fazer a obra de cimento e esquecer quem vai usar essas obras’. Um exemplo, eu cito a nossa juventude que está abandonada. Os nossos idosos também. As nossas mulheres estão sendo cada vez mais vítimas de violência. São essas pessoas que vão passar em cima dos terminais de integração, dos calçamentos. Só calçamento, obra de cimento não edifica o povo. O povo precisa ser tratado e a gente quer cuidar de gente”, criticou o parlamentar, que é um dos apoiadores do nome de Dr. Pessoa (PSD) para ser o futuro prefeito da cidade.

Banda 16 de Agosto

Para recepcionar os teresinenses presentes no ato religioso, a Banda 16 de Agosto preparou um acorde de músicas, como assim relatou o atual maestro, o músico Antônio Linhares.

“Essa programação foi feita com algumas músicas, como Debussy, Serenata de Schubert e Ave Maria de Gounod. À tarde tem o corte do bolo no Poty Velho e o repertório já é mais cívico, dobrados, esse tipo de música apropriada para o parabéns, para comemorar o aniversário de 164 anos de Teresina”, disse o maestro. 36 músicos estiveram presentes durante a solenidade religiosa.

Homenagem

O GP1 preparou uma série de fotografias que mostram tantos os ângulos turísticos, como o povo teresinense e as obras humanas e naturais que compõem a história da cidade. Conheça essas realidades históricas e atuais, clicando aqui!

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.