Fechar
GP1

Política

Teto dos Gastos Públicos vira lei após promulgação no Congresso

A emenda foi promulgada durante sessão presidida pelo senador Renan Calheiros (PMDB).

Foi promulgada, nesta quinta-feira (15) pelo Congresso Nacional, a Emenda Constitucional 95/2016, que vai limitar os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A então Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 foi aprovada na última terça-feira (13) no Senado Federal, por 53 votos favoráveis e 16 contrários. De acordo com informações publicadas na página do Senado Federal, a emenda foi promulgada durante sessão presidida pelo senador Renan Calheiros (PMDB).

  • Foto: Andressa Anholete/Estadão ConteúdoPlenário do SenadoPlenário do Senado

A emenda entra em vigor a partir de 2017. Neste primeiro ano, o teto de gastos será determinado de acordo com a despesa primária paga em 2016, com a correção de 7,2%, a inflação prevista para o ano. Já a partir de 2018, os gastos federais poderão aumentar seguindo a inflação acumulada de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O novo regime fiscal valerá para os orçamentos fiscais e da seguridade social, bem como para todos os órgãos e poderes da república, e dentro de cada poder haverá limite para cada órgão. O órgão que não seguir o regime será impedido de, no ano seguinte, criar novas despesas, como contrato de pessoal e aumento salarial.

A proposta foi encaminhada ao poder legislativo pelo governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB), partindo de uma avaliação de que a medida poderá trazer equilíbrio as contas públicas através do controle de gastos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.