Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Tratamento da covid-19 usado em Floriano será adotado no Brasil, diz Damares

Conforme a ministra, a viagem foi extraordinária e devido ao sucesso do procedimento adotado pelos médicos em Floriano será divulgado no Brasil inteiro.

A ministra Damares Alves, que comanda o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no Governo de Jair Bolsonaro, afirmou na tarde desta quinta-feira (14), durante entrevista exclusiva ao GP1, no Aeroporto de Teresina, que após sua viagem a Floriano, ficou “inquestionável” o protocolo da equipe médica do Hospital Regional Tibério Nunes, que faz uso da hidroxicloroquina no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Ela informou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, deseja conhecer a equipe do hospital e que, devido ao sucesso do procedimento adotado pelos médicos em Floriano, o tratamento será divulgado no Brasil inteiro.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ministra concedeu entrevista para o portal GP1 Ministra concedeu entrevista ao portal GP1

“A viagem foi extraordinária, saímos de lá impactados com o combate ao coronavírus, nós recebemos o protocolo e estamos levando para divulgarmos ao máximo, pois o resultado é inquestionável, não tem o que se perguntar, lá está dando certo e aqui em Teresina os hospitais já estão aplicando e também estão tendo resultados positivos. Esse protocolo já saiu de Floriano e vai ser adotado no Brasil inteiro, já tem uns médicos adotando”, disse.

Vinda de Bolsonaro ao Piauí

De acordo com Damares, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também iria para Floriano, porém, a viagem não seria compatível com sua agenda. “O presidente viria com a gente hoje, o problema foi só o encaixe de agenda, ele acompanha tudo que acontece em Floriano e ficou encantado com os resultados, ele acreditou nisso e foi um dos primeiros a falar para o mundo sobre o uso desse remédio”, acrescentou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Damares em Teresina Damares em Teresina

A ministra assegurou que Bolsonaro ficou encantado com os procedimentos adotados e quer conhecer a equipe do Hospital Tibério Nunes. “Esse protocolo de Floriano é apenas um de vários protocolos, o nosso presidente ficou encantado, quer visitar e conhecer a equipe do hospital, pois o que vimos em Floriano foi uma união de forças, o poder municipal com a iniciativa privada e a dedicação dos médicos, a médica da atenção básica juntamente com o diretor do hospital regional e a vontade política do prefeito”, pontuou.

Protocolo

De maneira resumida, esse protocolo de tratamento da Covid-19 consiste no uso de corticoides (hidroxicloroquina e azitromicina) na fase inicial da doença.

A decisão de utilizar esse método se deu por meio da troca de experiências entre a médica de Floriano (PI), Marina Bucar, radicada na Espanha, com o corpo médico da Secretaria de Saúde e do Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano.

Com esse protocolo, os profissionais constataram a diminuição no número de pessoas com coronavírus internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministra Damares Alves vai a Floriano conhecer tratamento para a covid-19

Damares Alves chega em Floriano para conhecer tratamento da covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.